Presidente do TSE e ministros do STF foram alvo de xingamentos de manifestantes brasileiros em Nova York nesta segunda-feira (14)

Porto Velho, RO - O ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), afirmou na noite desta segunda-feira (14) que extremistas "terão a aplicação da lei penal". A manifestação nas redes sociais foi feita após o magistrado e ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) terem sido alvo de xingamentos em Nova York, nos Estados Unidos.

Os insultos foram proferidos por manifestantes brasileiros insatisfeitos com as decisões da Justiça brasileira. Na publicação, Moraes também falou que "a democracia venceu" e que "o Brasil merece paz". Confira abaixo.

Na cidade norte-americana para participar de debates sobre liberdade, democracia e a economia do Brasil em 2023, Moraes foi vítima de hostilidades enquanto estava em um restaurante da cidade.

Na gravação (veja o vídeo abaixo), é possível ouvir o manifestante dizer em inglês que o ministro estaria "gastando o dinheiro do povo brasileiro". Em seguida, ele chama Moraes para ir para fora do estabelecimento e repete, dessa vez em português, a acusação de que o ministro estaria "gastando o dinheiro do povo brasileiro".

Na porta do hotel

Em outros vídeos compartilhados nas redes (veja a gravação abaixo), é possível ver um grupo de manifestantes que se reuniu, na noite do último domingo (13), em frente ao hotel onde estão hospedados os ministros do Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski e o ex-presidente Michel Temer.

Os ministros Luís Roberto Barroso, Cármen Lúcia e Dias Toffoli também estão em Nova York para o encontro. Além deles, participam Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e ministros do Tribunal de Contas da União (TCU).


Fonte: R7