O evento reuniu representantes de vários municípios

Porto Velho, RO - A Coordenadoria Regional de Educação de Guajará-Mirim – CRE através do NTE, realizou a II Mostra de Tecnologia em Educação, uma proposta do Núcleo de Tecnologias do Proinfo – NTP, da Secretaria de Estado da Educação – Seduc.

A socialização de práticas exitosas desenvolvidas nas escolas estaduais do município de Guajará-Mirim e Nova Mamoré foi o objetivo da II Mostra Regional de Tecnologia, ocorrida nesta quinta-feira, 10. Foram 14 projetos apresentados durante evento realizado no auditório do Campus de Guajará-Mirim, Universidade Federal de Rondônia – Unir.

Na II Mostra Regional de Tecnologia houve a socialização de 14 projetos de 12 escolas, nas etapas de Ensino Fundamental I, Fundamental II e Ensino Médio, onde foram apresentadas as práticas exitosas, com uso das tecnologias realizadas pelos professores da regional de Guajará-Mirim, em sala de aula.

Apresentação do trabalho idealizado por alunos e professor Ranieri Braga

Ainda o evento contou com a palestra do professor Ranieri Braga dos Santos, atualmente é professor de Ensino Básico Técnico e Tecnológico – Informática e coordenador local do Centro de Inovações Tecnológicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO, Campus de Guajará-Mirim.

Participaram também do evento representantes do Núcleo de Tecnologia do Proinfo – NTP e Núcleo de Tecnologia Educacional – NTES dos municípios: Ariquemes; Cacoal; Ouro Preto; Porto Velho; Rolim de Moura; Pimenta Bueno e São Francisco.

“O pensamento de que a educação de qualidade se faz com o envolvimento de várias mãos, que integram conhecimento intelectual, efetivo e tecnológico com práticas educativas que estimulem, não só a construção de conteúdos específicos, mas também, o desenvolvimento de novos conhecimentos. A aplicação de novas tecnologias e mídias no exercício pleno da cidadania.

Ainda é preciso que a instituição busque se manter atualizada para a adaptação das práticas pedagógicas”, enfatizou a coordenadora Regional de Educação de Guajará-Mirim, Eunice de Oliveira Pires Santos.

Para a coordenadora do Núcleo de Tecnologia Educacional, de Guajará-Mirim, Maria da Conceição Oliveira Santos Zeballos, “Nosso desejo é estimular alunos e professores, do Ensino Fundamental e Médio, à prática da ciência tecnológica, de modo a favorecer a formação e propiciar o desenvolvimento do senso reflexivo e de competências fundamentais para uma inserção crítica na sociedade”.

Fonte: Secom - Governo de Rondônia