Convite da Federação Brasileira de Bancos foi feito a Lula, mas o petista segue de repouso após cirurgia

Porto Velho, RO - Cotado para assumir do Ministério da Fazenda, o ex-prefeito Fernando Haddad (PT) vai representar o presidente da República eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, em almoço da Febraban nesta sexta-feira (25), em São Paulo.

O convite da Federação Brasileira de Bancos foi feito a Lula, mas o petista segue de repouso após ter sido submetido a uma cirurgia no último domingo (20).

Apesar da articulação, Haddad sofre resistências do mercado financeiro e também do meio político do Congresso, inclusive de parlamentares do próprio PT.

Segundo apuração da âncora do CNN Money, Priscila Yazbek, a frente ampla diminui a chance de o PT ficar com a Fazenda e o Planejamento.

Se Haddad for nomeado ao comando da Fazenda, Pérsio Arida seria a indicação do vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), para o Planejamento.

Com a ideia de Persio Arida na equipe econômica, esse caminho poderia ser pavimentado na avaliação dos defensores do nome de Haddad.

A dúvida que fica é se Arida, que já foi presidente do Banco Central e é um dos pais do Plano Real, toparia uma pasta que sempre foi considerada de menos poder na Esplanada, antes da formação do superministério da Economia de Paulo Guedes, que será dividido por Lula.
A possibilidade de Arida no Planejamento é vista como um primeiro sinal de que o futuro governo Lula possa fazer uma gestão econômica mais ao centro, com Arida levantando a bandeira da responsabilidade fiscal.

Com a necessidade de reforma não só do arcabouço fiscal para substituir o teto de gastos, mas também da gestão orçamentária, o novo Ministério do Planejamento poderia ganhar outro patamar, principalmente no caso de Lula resolver tocar a reforma administrativa, de reestruturação do serviço público.

A senha de que a definição do nome para o Ministério da Fazenda por Lula está próxima foi dada pelo senador Jaques Wagner (PT-BA), que defendeu nesta quinta a indicação para facilitar a negociação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Transição, que enfrenta dificuldades de negociação no Congresso.

Haddad e deputados na Febraban

Segundo o analista Caio Junqueira, além de Haddad, um grupo de deputados também deve participar do encontro em São Paulo, entre eles Alexandre Padilha — também apontado como um possível nome a chefiar a Fazenda.

Aliados na casa de Lula

Ao longo do dia, Lula deve receber coordenadores da transição de governo e aliados políticos na residência do presidente eleito, em São Paulo.

A presidente do PT, a deputada federal Gleisi Hoffmann e Alckmin devem participar do encontro.

Fonte: CNN Brasil