Zhao Lijian, porta-voz da chancelaria chinesa (Foto: Global Times)

Porto Velho, RO - Rádio Internacional da China - O Canadá publicou recentemente sua estratégia para o Indo-Pacífico afirmando que a China não respeita alguns princípios e direitos da região. Em resposta, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, Zhao Lijian, disse nesta segunda-feira (28) que a estratégia exagera na chamada "ameaça da China", além de fazer acusações infundadas contra o país. O governo chinês apresentou uma séria representação ao lado canadense.

Zhao Lijian afirmou que o desenvolvimento da China é uma oportunidade para o mundo e um crescimento da força pacífica no cenário global. Não importa quanto se desenvolva, o país não seguirá nem o hegemonismo nem o expansionismo. Taiwan, Xinjiang e Hong Kong são assuntos puramente internos chineses, nos quais a interferência externa é intolerável.

O porta-voz enfatizou que o Canadá vem reiterando seu empenho em melhorar as relações bilaterais. O lado canadense deve seguir uma política racional e pragmática em relação à China, cumprindo sua promessa com ações.


Fonte: Brasil247