Detran Rondônia planeja ações educativas alusivas à data, que faz uma homenagem às diversas famílias

Porto Velho, RO - Instituído pela Organização das Nações Unidas – ONU em 1995, o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trânsito, mais conhecido como “World Day of Remembrance (WDR)” é lembrado em todo terceiro domingo do mês de novembro. O Departamento Estadual de Trânsito – Detran Rondônia planeja ações educativas alusivas à data, que faz uma homenagem às diversas famílias que perderam seus entes queridos, vítimas de trânsito.

Para o diretor Técnico de Educação de Trânsito – Dtet, Ruymar Pereira de Lima, o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trânsito deve homenagear além das pessoas que morreram, familiares, amigos, equipes de emergência, policiais, enfermeiros e médicos que lidam diariamente com as consequências traumáticas das mortes e lesões no trânsito

Ruymar Pereira de Lima explica que este ano, além das ações como pit stop, blitz e palestra, a Dtet quer oportunizar um momento de reflexão, no qual pessoas que sofreram acidentes de trânsito possam compartilhar de suas experiências, e assim motivar os outros a participar do trânsito de forma cautelosa.

Dados do Anuário Estatísticos- 2021 do Detran demostram aumento de vítimas fatais nos sinistros de trânsito

Dados da Coordenadoria do Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito – Renaest do Detran demonstram que em Rondônia, no ano de 2021 ocorreram 8.312 sinistros no trânsito, deste 6.336 aconteceram no perímetro urbano.

“Dos 8.312 sinistros registrados, destes 7.905 foram sinistros envolvendo vítimas não fatais, e 407 com vítimas fatais, ou seja, com mortes. O número parece baixo, mas para as famílias que perderam seus entes queridos, é uma estatística absurda!” – disse Ruymar Pereira de Lima.

O diretor da Dtet salienta que hábitos como excesso de velocidade, dirigir sob efeito de drogas ou bebidas alcoólicas, uso do celular ao volante e dirigir em estado emocional alterado, podem custar vidas.

“É necessário que todos que participam do trânsito assumam suas responsabilidades, já que todos podemos nos acidentar no trânsito. Perceber o risco e proteger todas as vidas no trânsito é dever de todos os cidadãos. Juntos salvamos vidas”, encerrou Ruymar Pereira de Lima.

As ações educativas realizadas pela Dtet estão de acordo com a Resolução n° 871, do Conselho Nacional de Trânsito, que estabelece o tema, a mensagem e o cronograma das campanhas educativas de trânsito a serem realizadas de janeiro a dezembro de 2022 e fazem parte do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito – Pnatrans, criado pela Lei n° 13.614, de 11 de janeiro de 2018, no qual o Detran Rondônia aderiu no último mês de julho.