O Pnatrans prevê 154 ações divididas em seis pilares temáticos

Porto Velho, RO - Nesta segunda-feira (07), às 9h, o Departamento Estadual de Trânsito – Detran Rondônia realiza a 2ª Reunião do Grupo Técnico relacionado às ações do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito - Pnatrans no Estado de Rondônia, ocasião em que serão apresentados os demais componentes do grupo, além do escopo geral sobre o plano, bem como as atividades que serão desenvolvidas pelo Grupo Técnico.

Data: 07.11 (segunda-feira)
Horário: 9h
Local: Avenida Farquar, 2964 – Pedrinhas – Palácio Rio Madeira - Auditório Jerônimo Santana, localizado no 9º andar do Edifício Pacaás Novos,
Contato: Eleni Caetano – Jornalista – (69) 99988-5277 (Whatzapp)

Release

A 2ª Reunião do Grupo Técnico de trabalho do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito – Pnatrans, tem como objetivo a discussão da problemática envolvendo o trânsito, bem como sobre dar continuidade as ações a serem desenvolvidas, para a redução do número de mortes e lesões no trânsito que prevê redução de no mínimo 50% do número de mortes até 2030.

A reunião contará com a presença do Ministério Público do Estado, do Conselho Estadual de Trânsito do Estado de Rondônia, Polícia Rodoviária Federal e outras instituições públicas do município, estado e união.

Foi delegado a diretora geral adjunta do Detran Rondônia, Benedita Aparecida de Oliveira por meio da Portaria nº 782 de 26 de abril de 2022 competências necessárias para promoção das ações de sensibilização quanto a adesão e desenvolvimento do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito – Pnatrans no âmbito do Estado de Rondônia, respeitados os limites de atuação previstos no respectivo plano.

O Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito – Pnatrans foi criado pela Lei nº 13.614 de 11 de janeiro de 2018, que acrescenta o artigo 326-A ao Código de Trânsito Brasileiro – CTB e propõe um novo desafio para a gestão de trânsito no Brasil e para os órgãos que compõe o Sistema Nacional de Trânsito e instituições ligadas ao segmento.

O Pnatrans prevê 154 ações divididas em seis pilares temáticos entre elas estão: gestão; fiscalização; educação para o trânsito; atendimentos as vítimas; vias seguras e engenharia veicular. As ações serão realizadas baseadas no índice nacional de mortes no trânsito por grupo de veículos e o índice nacional de mortes no trânsito por grupo de habitantes; ambos apurados no ano da entrada em vigor da Lei n° 13.614, de 2018.

Fonte: Redação