Campanha quer alertar para a importância do diagnóstico precoce de câncer de mama

Porto Velho, RO - As servidoras da Secretaria Municipal de Serviços Básicos de Porto Velho (Semusb) participaram, esta semana, de uma ação alusiva ao Outubro Rosa. A campanha tem o objetivo de pôr em evidência a importância do diagnóstico precoce de câncer de mama, tipo mais incidente em mulheres no país.

A ação foi desenvolvida pela Coordenadoria de Saúde Ocupacional (CSO), da Secretaria Municipal de Administração (Semad), através da Divisão de Desenvolvimento e Planejamento de Projetos de Saúde do Servidor. As servidoras da Semusb participaram de um evento de palestra, louvor e testemunho, que aconteceu no pátio da pasta.

Ao longo do mês, a Semad deve desenvolver diversas ações com servidoras municipais de outras secretarias. Seguindo o cronograma, na quinta-feira (6), as mulheres da Secretaria Municipal de Obras (Semob) foram levadas ao Hospital do Amor para realizarem os exames de prevenção.

Nesta sexta (7), as servidoras das Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) e da Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur) serão levadas ao Parque Natural para participarem de um evento cultural, com palestra com mastologista e coffee break.

No próximo dia 10, a programação vai ser destinada às servidoras do município na sede da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa). Em parceria com o Núcleo de Práticas Integrativas de Saúde e o Núcleo de Saúde do Trabalhador, a pasta vai ofertar um momento de autocuidado e orientações em saúde.

Além disso, está previsto para acontecer no dia 21 de outubro, no Espaço Alternativo, entre as 17h e 21h, um evento aberto ao público, com oferta de serviços básicos de saúde, como aferição de pressão arterial, verificação de glicemia, avaliação física e nutricional e uma corrida alusiva à campanha pelo Grupo Macaxeira e Cia.

No mesmo dia, a Semusa também vai ofertar testes e orientações sobre a prevenção e agravos da sífilis. Além do câncer de mama, o mês de outubro também é alusivo à detecção e prevenção dessa infecção sexualmente transmissível. A ação é organizada pela Divisão de Vigilância em Saúde (DVS) com apoio da residência multiprofissional da Universidade Federal de Rondônia (Unir), setores membros da Rede Lilás e Grupo Macaxeira e Cia.

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) se mobilizam internamente e em setores dos bairros para ofertar uma programação própria em alusão ao Outubro Rosa, com fornecimento de insumos para a coleta de exames preventivos, como o papanicolau (para detecção e prevenção do câncer de colo de útero), além de encaminhamento e acesso às mamografias neste período.


Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)