Houve também um crescimento de recaptura de foragidos da Justiça, sendo mais de 66%.

Porto Velho, RO - Dados preliminares revelam que já na primeira semana de intensa ação da Operação Máximus registrou-se a redução de alguns índices criminais, destacando os furtos, que tiveram uma queda de mais de 22%. O reforço policial também atingiu aumento de aproximadamente 30% de apreensões de armas de fogo nos últimos dias.

As ações determinadas pelo governador de Rondônia, Marcos Rocha, iniciaram na última sexta-feira, com reforço do policiamento em pontos estratégicos de Porto Velho, com o intuito de garantir maior segurança para a população.

O governador Marcos Rocha enfatizou a importância no aumento da operacionalidade com reforço nas ações da Segurança Pública de Rondônia, que estão sendo intensificadas e que já provocam uma redução visível nos índices de criminalidade.

“A Operação Máximus garante maior segurança à população. As ações iniciadas há uma semana têm como finalidade combater de forma incisiva a criminalidade e, consequentemente, garantir paz e segurança para a sociedade”, destaca o governador Marcos Rocha.

A Operação Máximos, ainda na manhã de quinta-feira, iniciou a segunda fase, com serviços operacionais 24 horas. Vale destacar que as ações da operação não comprometem o serviço ostensivo rotineiro, ou seja, o policiamento diário é mantido.

Conforme informações da Polícia Militar de Rondônia - PMRO, com a Operação Máximus em andamento, somado ao serviço ostensivo nas nas zonas Leste e Sul de Porto Velho, registrou um aumento de aproximadamente 30% de apreensões de armas de fogo nos últimos dias.



Houve também um crescimento de recaptura de foragidos da Justiça, sendo mais de 66%. Quanto aos registros de tráfico de drogas na Capital, verificou-se um aumento de 50%.

Comparações realizadas pelo Sistema de Segurança (Siseg) do Estado de Rondônia da última semana de setembro, para a semana da Operação Policial, detectaram a redução de alguns índices criminais.

Redução de homicídios

A Operação Máximus atingiu até o presente momento um dos principais objetivos traçados, que seria a redução dos crimes contra a vida. Os registros de homicídio na Capital caíram mais de 43%. Com a adoção do policiamento em pontos estratégicos, com execução de pontos de bloqueio e saturações, direcionados a locais com elevado índice criminal, a PMRO tem sufocado o crime organizado devido ao aumento das abordagens preventivas e repressivas.

Cumprimentos judiciais

Na quinta-feira,13, durante a Operação Máximus foram cumpridos seis mandados de prisão contra supostos autores de violência doméstica na Capital. O trabalho integrado dos órgãos públicos participantes na Operação, com base nos pedidos do Poder Judiciário, renderam o cumprimento de mais de 60% das prisões previstas para ocorrer.

“Nos diversos eixos de atuação que a Operação Máximus possui, a PMRO busca atuar em integração com os órgãos públicos estaduais e federais, visando o alcance dos resultados esperados. Quem ganha com isso é a sociedade como um todo” finalizou o tenente coronel Alex Miranda, porta-voz da Polícia Militar de Rondônia.

Fonte: Assessoria