Representantes das secretarias se reúnem para discutir o que foi feito

Porto Velho, RO - A Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sempog), deu início nesta segunda-feira (3) às reuniões setoriais prévias à elaboração do Relatório de Gestão, documento que faz parte da Prestação de Contas Anual da Prefeitura de Porto Velho. Nesta primeira etapa, representantes de todas as secretarias se reúnem para discutir o que foi feito em cada segmento e os moldes de elaboração deste relatório, que tem como referência o trabalho executado pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

De acordo com a chefe da assessoria técnica da Sempog, Karla Postiglione, esse relatório é voltado à população, que encontra de forma simples no Portal da Transparência o que foi feito pela prefeitura no último ano.

"O Relatório de Gestão compõe a prestação de contas anual que o prefeito precisa entregar em todo final de exercício. Tem uma série de documentos anexados nesta prestação de contas mas este em especial é feito voltado para o cidadão, para que ele possa ver e enxergar o que foi feito naquele exercício com o dinheiro que foi arrecadado. Esse relatório traz, então, de maneira quantitativa e qualitativa, com olhar mais gerencial, apresentando para a sociedade tudo o que foi feito no decorrer do ano", explicou.

A assessora técnica ainda explica que com a necessidade das unidades reunirem estas informações anualmente, desde 2017 esses encontros começaram a acontecer com a finalidade de dar mais celeridade e clareza ao processo. Com isso, dentro do modelo apresentado pelo TCE RO, a Prefeitura de Porto Velho passou a ser avaliada com o melhor relatório de Gestão do Estado de Rondônia.

"No começo tivemos muitas observações feitas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) por nossos relatórios serem muito técnicos, mas como eles são voltados à população, houve a necessidade de readaptar e simplificar. Através desse trabalho de formação das equipes, unificando os procedimentos, nós estamos hoje como o melhor relatório do estado", diz Karla.

O relatório final de prestação de contas do município será entregue em março do ano seguinte.



Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)