Na operação, que contou com apoio do IBAMA, foi destruída uma grande ponte irregular que facilitava a extração irregular de madeira da TI

Porto Velho, RO - A Polícia Federal deflagrou na terça-feira (18), mais uma operação voltada ao combate a crimes ambientais em curso no Parque Aripuanã. A área é protegida e abrange municípios do sul de Rondônia, além de parte do estado do Mato Grosso.

Investigações realizadas pela Delegacia de Polícia Federal em Vilhena (RO) indicaram que criminosos, envolvidos na extração ilegal de madeiras na região, construíram uma ponte, medindo mais de 50 metros de comprimento, feita com madeiras extraídas ilegalmente, para possibilitar a passagem de caminhões de grande porte realizando o transporte de madeira extraída irregularmente da região.

De acordo com a investigações, as madeiras eram retiradas por meio de estradas rurais, rumo aos municípios de Pimenta Bueno e Espigão do Oeste (RO). Atividade que, além do grave impacto ambiental, também tem o potencial de afetar comunidades indígenas locais e ainda atinge a esfera patrimonial da União, com o furto de madeiras de alto valor comercial.

A ponte foi destruída, com uso de explosivos, restando inviabilizada a passagem de veículos pelo local. É a segunda vez que a PF atua na área, tendo ponte já sido destruída no ano de 2020 no mesmo local e, como apontaram as investigações, foi reconstruída para possibilitar a passagem dos criminosos, agora novamente obstada.

Quaisquer informações que possam levar à identificação de criminosos podem ser encaminhadas a PF, inclusive de forma anônima.

Fonte: Diário da Amazônia