O DIA NA HISTÓRIA

Lúcio Albuquerque

Whatsapp 69 99910 8325

BOM DIA domingo, 9 de OUTUBRO

HOJE É

Dia Mundial dos Correios, Dia do Atletismo, Dia do Açougueiro e Profissionais do Setor

Católicos celebram São Abraão, São João Leonardi, São Dinis,   

RONDÔNIA

1909 – Cândido Rondon designa “Pimenta Bueno” um rio descoberto pela equipe construtora da Linha Telegráfica Estratégica

BRASIL

1853 — Nasce José do Patrocínio, abolicionista e republicano, poeta e romancista (m. 1905). 

Em 1893 — Nasce Mário de Andrade, idealizador da Semana de Arte Moderna (m. 1945). 

1985 — Morre Emílio Garrastazu Médici, 28.° presidente do Brasil (n. 1905)

MUNDO

1410 — A primeira menção conhecida do relógio astronômico de Praga. 

2009 — Primeiro impacto lunar do Programa Robótico de Precursores Lunares da NASA. 

2012 — O Talibã tenta assassinar Malala Yousafzai, colegial ativista dos direitos humanos e da educação no Paquistão; Nobel da Paz em 2014.

FOTO DO DIA

Talvez porque fosse meio índio, porque fosse da cor escura, porque fosse brasileiro, Rondon, indicado por entidades internacionais e por ninguém menos do que Albert Einstein não recebeu do comitê sueco o Nobel da Paz, que anos depois foi dado a um dirigente racista da África do Sul, por exemplo. 

Mas com certeza isso não tenha mexido muito com o marechal patrono do Estado de Rondônia, único Estado a ter o nome de um cidadão, o mesmo nomeado por Theodore Roosevelt, ex-presidente dos EUA, como o “maior bandeirante do Século XX; o Meridiano 52 Oeste tem seu nome e é dos poucos a ter  seu nome em letras de ouro no maciço Livro da Sociedade Geográfica de Nova Iorque. 

Além disso é patrono da Arma de Comunicações do Exército Brasileiro. (Na foto, durante a implantação da Linha Telegráfica Estratégica (Cuiabá/Santo Antônio), Rondon, como um deles, conversa com seus amigos índios).