O DIA NA HISTÓRIA

Lúcio Albuquerque

Whatsapp 69 99910 8325

BOM DIA 6ª feira, 21 de OUTUBRO

HOJE É

Dia Nacional da Alimentação na Escola, Dia Nacional do Economista Doméstico, 

Dia do Ecumenismo, Dia do Podcast, Dia do Contato Publicitário. 

Católicos lembram Santa Úrsula, São Hilarião, São Gaspar del Búfalo

RONDÔNIA

1982 – Morre num hospital do Rio de Janeiro o multi-empreendedor Joaquim Pereira da Rocha, o “seu” Rocha, descobridor da cassiterita em Rondônia.  

BRASIL 

1838 – O imperador Dom Pedro II funda o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. 

1984 — Ditadura Militar: uma explosão ocorreu em um comitê da Aliança Democrática, em Porto Alegre, no da campanha presidencial que daria início à abertura política. Tancredo Neves minimizou o fato.

MUNDO 

1833 — Nasce Alfred Nobel, inventor da dinamite e criador, para promover o bem da humanidade, o Prêmio que leva seu nome (m. 1896). 

1950 - O exército chinês invade o Tibete e massacra milhares de pessoas. 

1983 — O metro é definido como a distância que a luz viaja no vácuo em 1/299 792 458 de um segundo.  

2008 — Foi lançado o Android, sistema operacional para aparelhos móveis. 

FOTO DO DIA 

O garoto Joaquim Pereira da Rocha, que aos 14 anos  começou a trabalhar numa empresa comercial e logo associou-se à outra, a “Rocha e Costa”, da qual depois foi seu proprietário, entre as décadas de 1950 e 1980 tornou-se, com o passar do tempo o grande nome do empreendedorismo rondoniense, e entrou para a história do Brasil ao descobrir, em 1955, num seringal de sua propriedade na região do (hoje município de Machadinho), que aquela terra preta muito comum por lá era a cassiterita, o que faria a região abrangendo até Ariquemes, passar a ser chamada “Capital Brasileira do Minério do Estanho”. “Seu” Rocha em 1965 foi autorizado pelo presidente Castelo Branco a pesquisar cassiterita. Durante muitos anos morou num de seus prédios, na esquina da Presidente Prudente com a Sete de Setembro (foto), onde foi espancado por um casal, em razão do que acabaria morrendo alguns meses depois.