Garimpeiros decidiram retirar os equipamentos de maior valor das dragas após início da Operação Lex Et Ordo

Porto Velho, RO - Garimpeiros iniciam retirada de equipamentos das dragas, em Porto Velho (RO), para evitar grandes prejuízos após início da Operação Lex Et Ordo no rio Madeira em Rondônia e Amazonas. Na manhã desta sexta-feira (14), caminhões estiveram nas margens do Madeira para fazer a retirada de motores e equipamentos.

A Operação Lex Et Ordo ocorre desde a última quarta-feira (12) no Rio Madeira em Rondônia. Segundo a PF, a ação ocorre para fiscalização de dragas que eram utilizadas para a realização de atividades de garimpo ilegal e clandestino no leito do rio.

A ação busca desestruturar organizações criminosas que lucram causando imensos prejuízos ambientais com atividades ilegais de mineração, tais como a modificação do curso original do rio e a destruição da vegetação ribeirinha.

No primeiro dia de operação, 81 dragas foram fiscalizadas e inutilizadas, tendo sido tomadas todas as medidas administrativas e legais necessárias à desestruturação da prática do garimpo ilegal. O nome da operação faz alusão a necessidade de garantir a aplicação da lei e implementar a ordem no leito do Rio Madeira.

Ainda de acordo com a PF, as embarcações eram destinadas à prática de atividades ilegais de garimpo, acarretando prejuízos ao meio ambiente e à saúde da população, e havia impossibilidade fática de guarda, transporte ou apreensão do equipamento.

Fonte: Diário da Amazônia