Animais a partir dos três meses de idade devem ser imunizado

Porto Velho, RO - O Dia D de vacinação contra a raiva animal será realizado no próximo dia 15 de outubro, das 8h às 17h, em 107 postos de imunização espalhados por todas as regiões de Porto Velho.


O pet que não tiver carteirinha, será emitida uma nova no ato da vacina

Devem ser vacinados cães e gatos a partir dos três meses de idade. É importante levar a carteirinha de vacina do pet, mas caso não tenha, mesmo assim o animal será vacinado e uma nova carteirinha será emitida.

Edson Cruz, biólogo e gerente da Divisão de Controle de Zoonoses em Animais Domésticos e Sinantrópicos (DCZADS), da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), informa que a raiva é uma doença muito perigosa e sua letalidade no animais é 100% é quase 100% em humanos, por isso a importância de manter os animais de estimação vacinados.

“Na literatura existem apenas dois casos de pessoas que sobreviveram à doença, porém, cheias de sequelas. É uma doença extremamente grave. O meio de prevenir a raiva é manter os animais domésticos vacinados”, alertou.


Edson Cruz, gerente da Divisão de Controle de Zoonoses

Ainda conforme o gerente da DCZADS, cães e gatos são possíveis fontes de infecção para o homem, após se infectar através de contatos com animais silvestres. “O ciclo da doença se mantém na floresta porque a gente não tem como vacinar todos os animais que vivem ali. O ciclo aéreo também, por meio dos morcegos. O importante é manter cães e gatos sempre vacinados”, enfatizou.

PONTOS FIXOS

Caso alguém não consiga levar o pet para receber a antirrábica no dia 15 próximo, Edson informa que a vacina é fornecida o ano todo pela DCZADS, localizada na Av. Mamoré, 1120, no bairro Cascalheira, na zona Leste da cidade, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.


Trailer no Parque Circuito funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

A Semusa também disponibiliza um trailer no Parque Circuito, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), localizado na avenida Lauro Sodré, 2983, no bairro Nacional, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, onde os animais podem ser imunizados contra a raiva.

VACINAÇÃO DOMICILIAR

Para as Organizações Não Governamentais (ONGs) e as pessoas que têm dez ou mais animais, a Prefeitura disponibiliza a vacinação domiciliar. É necessário ligar para o telefone, ou enviar mensagem via WhatsApp, (69) 98473-6712 e fazer o agendamento, informar a quantidade de pets e o endereço completo para que no dia marcado a equipe chegue ao local e realize o atendimento.

Nos próximos dias serão divulgados os pontos de imunização disponíveis no Dia D.


Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)