Confira o resultado de cada candidato no segundo turno da eleição para governador no estado de Rondônia (RO) em 2022, na Gazeta do Povo.| Foto: infografia/Gazeta do Povo

Porto Velho, RO - O atual governador de Rondônia, Coronel Marcos Rocha (União Brasil), foi reeleito neste domingo (30), no segundo turno das eleições. Com 96,95% das urnas apuradas ele tinha 52,61% dos votos na disputa contra Marcos Rogério (PL), que teve 47,39%.

Marcos Rocha derrotou o candidato apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) e passará mais quatro anos à frente do governo rondoniense. O resultado confirma o desempenho do primeiro turno, em que ele terminou a disputa do 38,88% dos votos contra 37,05% do adversário.

Marcos Rocha fez uma campanha sem dar destaque para a disputa presidencial, embora tenha usado muito o verde-e-amarelo nos materiais. Com a eleição, o oficial do Exército Brasileiro vai para o segundo mandato à frente do governo rondoniense, após já ter ocupado cargos como secretário de Estado da Justiça, secretário municipal de Educação em Porto Velho, entre outros.

Já Marcos Rogério (PL) se licenciou do cargo de senador neste ano para disputar o governo do estado dando palanque a Bolsonaro – ele retorna ao Congresso para cumprir o restante do mandato.

Desafios e promessas do governador reeleito

A primeira gestão de Marcos Rocha à frente do governo rondoniense foi marcada pela dificuldade em combater os garimpos ilegais de ouro e promover a regularização fundiária urbana e rural.

Sem entrar em detalhes de como será a fiscalização dos crimes ambientais nos próximos quatro anos, o candidato eleito disse que as forças de segurança têm conseguido desarticular garimpeiros que agem ilegalmente “dentro dos princípios legais”.

Outra dificuldade vivida por Rocha foi a gestão da pandemia da Covid-19, em que o estado enfrentou um gargalo para atender à população que dava entrada no sistema de saúde. A promessa de construir ou ampliar quatro hospitais regionais começou a sair do papel com a diminuição dos casos da doença e seguirá adiante ao longo da próxima gestão, segundo disse o governador reeleito à Rede Amazônica.

Fonte: Gazeta do Povo