Com o decreto, grupos culturais conjuntamente com a população passam a ter ampla divulgação dos principais eventos de diversos locais de Rondônia

Porto Velho, RO - As manifestações culturais em Rondônia ganham um novo apoio com a publicação nesta quarta-feira (19), pelo governador, Coronel Marcos Rocha, do Decreto nº 27.542, que regulamenta o Calendário Cultural Oficial de Rondônia. Com a assinatura, datas de importantes eventos e atividades artístico-culturais passam oficialmente a fazer parte do calendário estadual.

Com o decreto, grupos culturais conjuntamente com a população passam a ter ampla divulgação dos principais eventos de diversos locais de Rondônia, como festas folclóricas, festas tradicionais e comemorações históricas. Além disso, o documento reforça a participação da comunidade e estimula dois eixos fundamentais para o desenvolvimento do Estado, como o turismo e o comércio local.



Entre as ações que fazem parte do calendário oficial, o tradicional Arraial Flor do Maracujá, que neste ano não foi possível realizar, será comemorado sempre no período junino. Outro destaque incluído é o Prêmio Tereza de Benguela, que terá sua segunda edição em novembro, em Porto Velho.

Além dos mencionados, outros eventos, festivais, premiações e manifestações culturais irão compor definitivamente o calendário, a exemplo da idealização do projeto do governador recém-divulgado: "1° Circuito Rondon Cultural", que será lançado no dia 21 de novembro.



O Coronel Marcos Rocha destaca que tornar oficiais as datas das ações, garante o acesso da população às conquistas históricas e tradicionais do Estado , além de promover mais transparência na gestão. “Rondônia também alcança uma nova forma de promover o turismo cultural, em diferentes municípios, o que fortalecerá a atração de mais pessoas para conhecer não só as belezas naturais, mas também os eventos do nosso Estado”, destacou.

Fonte: Assessoria