Agendamento pode ser feito até a próxima segunda-feira (26). Exames de mamografia e papanicolau serão realizados no dia 5 de outubro no campus

Porto Velho, RO - A comunidade acadêmica da Universidade Federal de Rondônia (Unir) e as moradores da Vila Princesa, comunidade localizada às margens da BR-364, já podem agendar exames preventivos na Carreta do Amor, do Hospital do Amor.

O agendamento deve ser feito até a próxima segunda-feira (26) e os atendimentos devem acontecer no dia 5 de outubro, dentro do campus da Unir, das 8h às 18h.

Agendamento

O agendamento será feito por uma equipe de saúde da Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) que está no campus até a próxima segunda-feira (26), das 8h às 18h. Os documentos exigidos nesta etapa são:

cópia do RG,
cópia do CPF,
comprovante de residência e
cartão do SUS.

A ação vai oferecer exames preventivos de papanicolau para mulheres de 25 a 64 anos que já tenham iniciado a vida sexual e de mamografia para mulheres de 40 a 69 anos.

Pré-requisitos para os exames disponíveis

Para mamografia, além de precisar ter entre 40 a 69 anos, a mulher não pode estar gestante e nem ter realizado mamografia no serviço público nos últimos 12 meses.

Já para o exame papanicolau, a idade para atendimento é entre 25 a 64 anos, além de não poder já ter o diagnóstico de câncer de útero.

Outros requisitos que precisam de atenção antes da realização do exame papanicolau é a paciente não estar com atraso menstrual e ter menstruado a pelo menos 3 dias.

Também é importante não ter realizado ducha vaginal, nem ter usado pomada vaginal e não ter tido relação sexual nos últimos 2 dias.

Fonte: G1/RO