'O Ocidente é responsável pela situação ter chegado a tal ponto', diz Kremlin

Porto Velho, RO - O Kremlin afirmou nesta segunda-feira (5) que a interrupção do fornecimento de gás russo para a Alemanha através do gasoduto estratégico Nord Stream é responsabilidade apenas do Ocidente, porque as sanções impedem a manutenção adequada das infraestruturas do setor.

"Os problemas de bombeamento [de gás] surgiram em consequência das sanções dos Estados ocidentais. Não há nenhuma outra razão para estes problemas", disse o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov.

A declaração foi feita poucos dias após a paralisação completa do Nord Stream, gasoduto crucial para o abastecimento dos países europeus, que temem uma crise energética no inverno.


O presidente da Rússia, Vladimir Putin, participa de um evento sobre ecologia em Petropavlovsk-Kamchatsky - Sputnik/Alexey Kudenko/Pool via Reuters

"São estas sanções [...] que levaram à situação que estamos vendo agora", disse em uma entrevista coletiva por telefone.

O porta-voz do Kremlin também rebateu as tentativas incessantes do Ocidente de "transferir a responsabilidade e a culpa" a Moscou.

"O Ocidente, neste caso a União Europeia, Canadá e o Reino Unido, é responsável pela situação ter chegado a tal ponto", disse.

Dmitri Peskov voltou a justificar a interrupção do fornecimento de gás russo para a Alemanha através do gasoduto Nord Stream, anunciado na sexta-feira, por uma "manutenção séria" que, segundo ele afirmou, afeta a última turbina que funcionava até o momento.

Fonte: Folha de São Paulo