Município integra programa do Banco Mundial

Porto Velho, RO - Cumprindo mais uma etapa do Programa de Transformação do Mercado de Edifícios Verdes, a Prefeitura de Porto Velho promove, no próximo dia 23 de setembro, um workshop sobre o fortalecimento de capacidade em construções sustentáveis.

O município passou a integrar o programa em julho deste ano, junto com outras quatro capitais da Região Norte. O grupo receberá, por meio da International Finance Corporation (IFC), do Grupo Banco Mundial, consultorias gratuitas sobre edificações verdes como política pública municipal.

A primeira etapa do programa aconteceu em agosto e reuniu pastas municipais estratégicas sobre o assunto, como as secretarias municipais de Regularização Fundiária, Habitação e Urbanismo (Semur), de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema), de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sempog), de Fazenda (Semfaz), além da Agência de Desenvolvimento de Porto Velho (ADPVH).

Agora, esse grupo de trabalho conjunto entra na segunda etapa do programa. “O workshop é o início dessa fase de assistência técnica que deverá ter mais sete encontros até novembro deste ano”, explica Leandro Dil, diretor técnico da ADPVH.

O resultado dessa segunda etapa será uma proposta composta por um pacote de ações contendo estímulos e incentivos para o contribuinte que aderir e investir em uma construção sustentável. “O workshop sobre o fortalecimento de capacidade em construções sustentáveis ocorrerá no próximo dia 23 de setembro (sexta-feira), das 9h às 12h, no auditório do Prédio do Relógio.

O evento contará, ainda, com representantes da iniciativa privada, do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de Rondônia e de Porto Velho (Sinduscon/RO e Sinduscon/PVH), do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Rondônia (Crea), do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Rondônia (CAU), servidores e técnicos municipais, além da Universidade Federal de Rondônia (Unir) e do Instituto Federal de Rondônia (Ifro).


Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)