Polícia deflagrou operação conjunta com IBAMA para combater crimes ambientais na região

Porto Velho, RO - A PF (Polícia Federal) deflagrou a “Operação Lipaugus Vociferans”, em combate a crimes ambientais na TI Rio Mequéns (Terra Indígena) em Alto Alegre dos Parecis (RO). Além disso, agentes do IBAMA participaram da ação realizada na última sexta-feira (9).

De acordo com a PF, a Terra Indígena protegida está localizada em Alto Alegre dos Parecis. Conforme investigação da Polícia Federal, a área de preservação é alvo constante de criminosos que atuam na extração ilegal de madeiras, criando graves consequências para a fauna e a flora.

Os trabalhos foram executados em diversas frentes simultâneas, visando maximizar os resultados e identificar áreas de desmatamento e os responsáveis pelos crimes. Mais de trinta Policiais Federais foram empregados na ação, além dos Analistas Ambientais do IBAMA.

No local, os policiais encontraram diversos tratores, acampamentos dos madeireiros, reboque usado para a retirada das toras e veículos usados para transporte dos madeireiros na TI. Ademais, localizadas armas e munições nos acampamentos, demonstrando-se mais uma vez a gravidade dos fatos e dos riscos gerados à floresta, às comunidades indígenas e aos que visam combater tais ilícitos.

Foram identificadas ainda diversas serrarias móveis, levadas para dentro da Terra Indígena e permitindo que os criminosos cortassem as árvores e realizassem o beneficiamento da madeira já dentro da TI, com saída das madeiras já em tábuas.

Ainda de acordo com a PF, o modus operandi do grupo visaria inclusive dificultar a identificação, por fiscalizações, da origem das madeiras. Medidas administrativas foram adotadas pelo IBAMA e todos os itens usados na prática dos crimes foram inutilizados, no escopo de cessar de forma imediata a continuidade das atividades criminosas que degradam a TI Rio Mequéns.

A PF ressalta que as investigações continuam sendo realizadas na Delegacia de Polícia Federal em Vilhena (RO) e os materiais apreendidos e elementos informativos coletados servirão para identificar os autores dos crimes e especialmente os receptadores das madeiras retiradas das Terras Indígenas.

O nome da Operação – Lipaugus Vociferans – faz referência a um pássaro comum da região Amazônica, que age como um alarme na mata, iniciando o canto quando algum animal grande ou pessoa entra em seu território. Som característico de regiões com fonte de água próximo, local mais propício para ter acampamento, e as melhores essências de árvores.
Denúncias de crimes ambientais podem ser feitas pelo telefone (69) 3316-1600, garantido, se solicitado, o anonimato.


































Fonte: Diário da Amazônia