O DIA NA HISTÓRIA

LÚCIO ALBUQUERQUE

Whatsapp 69 99910 8325

BOM DIA 3ª FEIRA, 20 de SETEMBRO

HOJE É

Dia do Funcionário Municipal. Dia do Engenheiro Químico. Dia do Baterista. Revolução Farroupilha (Dia do Gaúcho) feriado no RS.  Dia Internacional da Limpeza de Praia.

Católicos celebram Santo André Kim Taegon, Santo Eustáquio.

RONDÔNIA

1943 – O presidente Getúlio Vargas assina o decreto-lei 5.839, estabelecendo competências e responsabilidades dos governadores dos Territórios Federais, criados por ele há uma semana

BRASIL

1897 – Nasce Humberto de Alencar Castelo Branco, militar e político brasileiro (m. 1967). 

1929 - A aliança liberal lança Getúlio Vargas como candidato a presidente, o que levaria à revolução de 1930.

MUNDO

1946 – Realizado o 1º Festival de Cinema de Cannes, depois de 7 anos de afiamento devido à II Guerra Mundial. 

2005 – Morre Simon Wiesenthal, judeu, maior caçador de nazistas pós II Guerra MundiaL (n. 1908).

FOTO DO DIA

Esse é o time do Dom Bosco, campeão de voleibol dos Jogos Escolares de Rondônia, JOER, em 1980, na final contra o Carmela Dutra por 3x0 numa final memorável. O time do Carmela era formado pela base da seleção juvenil de Rondônia, que havia sido vice-campeã da categoria naquele ano em Aracajú - SE. E como sempre o Carmela era o grande favorito para ganha sem muitas dificuldades, pois pelo Dom Bosco havia apenas 3 da seleção Juvenil. Mas, quando o jogo começou, o Dom Bosco, que perseguiam o título a cada JOER. 

A final foi o ginásio do Flamengo, à época a principal casa do Voleibol Rondoniense, que ficava completamente lotada durante os jogos escolares. Na foto, em pé: Técnico Cardoso (falecido), Freddy, Paulo Lacerda, Luis Gonzaga, Rivaldo Baleeiro, Luizinho Perez. Agachados: Almir, Wanderlan Barbosa, Luiz Fernando, Amarildo Lopes e Pedro Geraldo (falecido).