O DIA NA HISTÓRIA

Lúcio Albuquerque

Whatsapp 69 99910 8325

BOM DIA 4ª feira, 14 DE SETEMBRO

HOJE É

Dia Nacional do Frevo. 

Católicos celebram  Dia da Exaltação da Santa Cruz, onde o símbolo da cruz é lembrado como instrumento de salvação, reforçando o episódio da crucificação de Jesus. Santo Alberto de Jerusalém. 

RONDÔNIA

1944 – Morre o médico norte-americano Carl Loverlace, chamado de “herói” pelo seu trabalho que pela sua atuação na equipe de saúde da construção da Mamoré-Mamoré é chamado de “herói”. 

2011 - O Ibama emite a licença de operação da Hidrelétrica de Santo Antônio  e a autorização de resgate de fauna.

BRASIL

2005 — Conselho de Ética da Câmara aprovava pedido de cassação do deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ), que delatou o Mensalão.  

1905 — Nasce Ismael Silva, cantor brasileiro (m. 1978). 

1906 — Flávio Costa, treinador brasileiro, em 1950 vice-campeão mundial de futebol (m. 1999).

MUNDO

1959 — A sonda soviética Luna 2 se choca com a lua: é o 1º objeto feito pelo homem a alcançá-la. 

1960 - Fundada a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP). 

1998 – João Paulo II publica Carta Encíclica Fides et Ratio, sobre o tema da verdade e sobre o seu fundamento em relação com a fé. 

FOTO DO DIA

Porto Velho, 1960, época em que as terras da capital do Território se estendiam até Vilhena, e o comércio era aquecido pela Madeira-Mamoré e pelo que girava do trabalho dos garimpeiros em busca de cassiterita,  nas grotas das selvas do vale do Jamari e do Machadinho. 

A cidade tinha  população, fixa, estimada em 30 mil moradores, lugar, como era costume na época se dizer, “todos conheciam todos” e “todos sabiam de tudo e de todos”, mas já contava com seu “canto do fuxico”, o perímetro da Avenida Sete de Setembro entre as ruas Presidente Prudente e Presidente Dutra, com o bar do Arara, o  café Central, os clíperes  (foto) e o Café Santos – onde empresários, advogados, jornalistas e bicões se reuniam bem cedo para um café e dar uma lida  nos jornais na banca do Silva ou da Maria.