Série de vídeos acontecem entre os dias 20 e 23 deste mês. Relatos de embates, doenças e envenenamento serão contados

Porto Velho, RO - Em comemoração ao Bicentenário da Independência, o Museu do Índio irá lançar uma série sobre a “História do contato protagonizada pelos Zoró”, durante a 16ª edição da Primavera dos Museus, entre os dias 20 e 23 de setembro.

A série narra, sob a perspectiva dos habitantes da Terra Indígena Zoró, situada no município de Rondolândia (MT), o impacto do contato com os não indígenas e a descoberta de uma nova sociedade.

O contato foi muito impactante para os Zoró. Dos cerca de 800 indígenas existentes no final dos anos 1970, restaram menos de 100 apenas um ano após a interação com os não indígenas. Além de embates, muitos sucumbiram a diversos tipos de doenças e a envenenamentos.

A série é dirigida pela servidora da Coordenação Regional da Funai em Ji-Paraná (RO) Lígia Neiva e foi concebida a partir de entrevistas com indígenas mais velhos, que vivenciaram o período anterior ao contato com a sociedade não indígena, e também com representantes das gerações sobreviventes ao contato.

A série é composta por quatro vídeos: “Antes de ver o branco”, “O veneno está no ar”, “Os Clãs” e “Dos jovens de ontem aos jovens de hoje”. E neles, os entrevistados relatam suas memórias ou os relatos que ouviram dos anciãos sobre os acontecimentos que se desencadearam após as expedições de “pacificação” realizadas no final dos anos 70. Antes disso, eles já haviam tido contatos esporádicos com seringueiros, fazendeiros e posseiros.

Nessas interações com não indígenas, além de embates, com mortes e rapto de crianças, muitos indígenas sucumbiram a epidemias de sarampo, gripe e tuberculose. Eles narram também mortes por envenenamento em decorrência da inalação de substâncias tóxicas. No transcorrer de apenas um ano, a população estimada em cerca de 800 indígenas estava reduzida a menos de cem sobreviventes.

Nesse bicentenário da Independência, a ideia é incentivar uma reflexão sobre o processo de concepção do país, que implicou o apagamento de muitas histórias que agora precisam ser recontadas.
Programação

A pré-estreia da série de vídeos “História do contato protagonizada pelos Zoró” será no Canal do Museu do Índio no YouTube. Confira a programação:

20 de setembro: 19h – Antes de ver o branco
21 de setembro: 19h – O veneno está no ar
22 de setembro: 19h – Os Clãs
23 de setembro: 19h – Dos jovens de ontem aos jovens de hoje

Cada vídeo ficará disponível no canal até às 10h do dia seguinte.

Uma prévia da série pode ser conferida abaixo, e também no canal do museu no Youtube. Já o trailer de cada episódio será disponibilizado na véspera da exibição, ao meio dia.
Prévia

Quem são os Zoró?

Os Zoró são habitantes seculares da região noroeste de Mato Grosso e sul de Rondônia e se dividem em mais de uma dezena de clãs, fora os que foram extintos antes do contato.

Os anciãos são considerados pela etnia exemplos de resistência e resiliência. Foi por meio da luta dos mais velhos que o povo conseguiu demarcar seu território. E agora eles tentam inspirar os jovens a persistirem na proteção dessa terra.

Fonte: Diário da Amazônia