Tempestade atingiu a categoria 3

Porto Velho, RO - Moradores da costa do Golfo, no Estado norte-americano da Flórida, fecharam suas casas, empacotaram seus veículos e seguiram para terrenos mais altos enquanto o furacão Ian se aproximava nesta terça-feira (27), ameaçando trazer uma onda violenta de tempestades e mais de 300 milímetros de chuva para algumas áreas.

Atravessando o Caribe em direção à Flórida, o furacão Ian atingiu Cuba, forçando a desocupação em massa, cortando a energia de centenas de milhares de pessoas e inundando vilarejos de pescadores.

Mais de 2,5 milhões de habitantes da Flórida estavam sob ordens de retirada ou alertas, com a tempestade a caminho de atingir a costa como um furacão de categoria 3 na noite de quarta-feira (28) em algum lugar ao longo da costa do Golfo.

Uma tempestade de categoria 3 carrega ventos máximos sustentados de 208 km por hora. O último aviso de furacão, às 17h no horário local, colocou os ventos de Ian perto de 193 km/h.

É mais provável que o furacão desembarque ao sul da cidade de Tampa, perto de Sarasota, disse o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos. Essa região possui de quilômetros de praias de areia e dezenas de hotéis e resorts - e é a favorita de aposentados e turistas.

“Ainda há incerteza sobre onde será esse ponto exato de chegada, mas apenas entendam, os impactos serão muito, muito mais amplos do que apenas onde o olho da tempestade chega ao continente”, disse o governador Ron DeSantis.

Fonte: Agência Brasil