As Aventuras de Vô Capistana é uma contação de história que aborda a realidade, mitos e lendas da Amazônia

Porto Velho, RO - A Cia de Artes Evolução estreou mais um espetáculo. As Aventuras de Vô Capistana, é um trabalho literário apresentado no formato de contação de histórias, onde o narrador personagem é o protagonista. O espetáculo foi idealizado e criado pelo ator e diretor Eules Lycaon, que interpreta Vô Capistana, um senhor que nasceu, cresceu e se aventurou nos seringais da Amazônia.

Esta é a mais nova produção da Cia de Artes Evolução, por meio da EL Produções. As três primeiras apresentações foram realizadas em escolas públicas da rede municipal, pelo projeto Sesc Apresenta Literatura e Bibliosesc. A primeira apresentação aconteceu no dia 30/08, na EMEIEF Francisco Elenilson Negureiro, situada no bairro Socialista. Dia 31/08, foi na EMEF João Ribeiro Soares, no bairro Igarapé e no dia 01/09, EMEIEF Rio Madeira, localizada no bairro Nova Esperança, em Porto Velho.

No decorrer da trama, Vô Capistana narra um pouco de sua trajetória no seringal Três Canoas. São realidades intercaladas com mitos e lendas da Amazônia. Mais duas apresentações já estão agendadas para o próximo dia 13, no Sesc Esplanada. E no dia 17, o espetáculo será apresentado às 18h, dentro da programação da Feira Varanda Criativa, que será realizada na Rua Rafael Vaz e Silva, 3091, no bairro Liberdade, das 16h às 22h.

Nas escolas, a peça já teve boa aceitação por parte da comunidade escolar. Por este motivo, o espetáculo vai integrar o projeto O Teatro Vai à Escola, desenvolvido pela Cia Evolução.

Para a professora Dulceland Mota, o trabalho é fantástico. “Eu achei um trabalho fantástico por estar trazendo a realidade amazônica. Nós que somos amazônidas e temos essa herança cultural, devemos preservar e valorizar esses pioneiros, que são os seringueiros. É bom conhecer suas histórias, suas lutas que foram grandes e infelizmente, muitos não foram reconhecidos pelo nosso governo Brasileiro”. Disse.

A professora que é filha de seringueiro, parabenizou o Sesc pela iniciativa em levar o projeto Sesc Apresenta e a Bibliosesc, para as escolas, com apresentações desse espetáculo, e acrescentou: “Parabéns a todos pelo trabalho. Vocês serão sempre bem vindos! A peça “As Aventuras de Vô Capistana” vem trazendo as lendas amazônicas, incentivando nossos alunos, os futuros guardiões das memorias amazônidas”.



De forma leve e com uma boa pitada de humor, Lycaon leva ao público as aventuras do seringueiro Vô Capistana. A forma de como os fatos são narrados e interpretados pelo ator, faz com que o público permaneça atento e participem da história.

O estudante Pedro Henrique da Silva, 9 anos, falou sobre a peça e atribuiu nota dez ao trabalho. “Eu gostei muito do espetáculo que foi apresentado. Achei muito engraçado, em alguns momentos e o carisma do ator é muito legal! Ele sabia interpretar muito bem. Ele explicou muitas coisas para nós sobre a vida de seringueiro e isso me fez abrir os olhos e ver que não é fácil ser seringueiro. Eu amei, e dou nota dez!”

O ator Eules Lycaon está muito contente com o resultado da montagem. “Estou feliz e contente com o resultado da montagem desse trabalho, pois, nas três primeiras apresentações, foi possível notar a aceitação do público. Percebi o quanto as crianças ficam atentas, e interagem com o personagem. O tempo de montagem foi curto, porém, tudo foi pensado com muito carinho, porque esse é um trabalho inspirado em meu pai, avô e tantos outros seringueiros que conheci na minha adolescência”. Declarou.

SINÓPSE

As Aventuras de Vô Capistana é uma contação de história que aborda a realidade, mitos e lendas da Amazônia, por meio da narrativa de um personagem típico de Rondônia, o qual conhecemos como seringueiro. Nesse trabalho são expostos fatos narrados por Vô Capistana, um senhor que dedicou a vida ao seringal.

Para mais informações sobre este e outros trabalhos da Cia Evolução, basta entrar em contato pelo telefone (69) 993086488.