Candidato ao governo do estado pelo União Brasil foi o quarto a participar da série de entrevistas do JRO1.

Porto Velho, RO - Coronel Marcos Rocha, candidato do União Brasil ao Governo de Rondônia, finalizou nesta sexta-feira (16) a série de entrevistas do Jornal de Rondônia 1ª Edição (JRO1). Ele disse que vai organizar o funcionamento 24h das delegacias especializadas no atendimento às mulheres.

O atual governador também afirmou que, se for reeleito, vai:

Transformar o Hospital Municipal de Ariquemes em Hospital Regional, para atendimentos de alta e pequena complexidades, e entregar as obras do Hospital de Emergência e Urgência em Porto Velho, para resolver a superlotação do João Paulo II.

Um sorteio realizado no dia 18 de agosto com representantes dos partidos definiu as datas e a ordem das entrevistas.

Saúde

O Coronel Marcos Rocha foi questionado sobre os problemas na área da Saúde no Estado. Entre eles a superlotação no hospital João Paulo II e a demora na entrega das obras de unidades em Porto Velho, Ariquemes e Guajará-Mirim.

"Mesmo a gente vivendo uma pandemia, a gente conseguiu fazer todos os trâmites administrativos necessários para que chegássemos às empresas que irão executar as novas obras, tanto do João Paulo II, quanto do hospital de Guajará-Mirim e de Ariquemes.

A gente sabe que o João Paulo II vive um problema há 40 anos, não é de agora. É um hospital onde os servidores e funcionários são extremamente dedicados, conseguem ajudar e salvar muitas pessoas. Entretanto, a estrutura do João Paulo II é ineficiente, não tem tamanho suficiente, nem leitos suficientes para atender a nossa população", disse.

O atual governador explicou que estão em andamento os trâmites para entrega do Hospital de Emergência e Urgência em Porto Velho, para resolver a superlotação do João Paulo II. O modelo de construção será o Built to Suit (BTS), ou construído para servir, em tradução livre. Onde a empresa privada arca com os custos da construção e manutenção do prédio enquanto durar o contrato.

"Conseguimos fazer um processo de leilão na bolsa de valores de São Paulo, onde esse processo caminhou bem, as empresas estão no prazo delas, fazendo todo o apanhado para que se iniciem as obras. Quanto o governo do Estado gastou na contratação dessa empresa? Nada ainda porque ela só vai receber quando entregar a obra pronta.

Por isso também a preocupação das próprias empresas que trabalharão ali em ter um trabalho adequado, correto, que realmente atenda a população porque elas vão ter que manter a manutenção desse prédio novo durante 30 anos. Temos já um exemplo de BTS dentro da própria capital que é o Fórum de Porto Velho e tá ali funcionando muito bem",

"Em Ariquemes o que a gente vai fazer e já está acertado, até porque tem que ter um hospital para atender todo o entorno do Vale do Jamari, a gente já acertou convênio com a prefeita de Ariquemes e vamos fazer com que o Hospital Municipal se torne um Hospital Regional, onde a prefeitura vai conseguir atender a pequena complexidade e o Governo do Estado de Rondônia vai atender a alta", disse.

Saneamento básico

O candidato também foi questionado sobre como vai trabalhar para solucionar a questão do saneamento básico no estado.

"Fizemos um convênio com o BNDS, além de outras organizações, que em conjunto estão estudando todas as possibilidades para a Caerd. Ela vem de décadas com problemas que gerou um endividamento para ela mesma de mais de R$ 2 bilhões. O governo do Estado injetou agora na Caerd R$ 20 milhões para trabalhar na questão do fornecimento de água.

Só que nós temos um problema: é o caso dos ladrões de fiações. Alguns locais ficam sem água porque ladrões roubam os fios, então a nossa Polícia Civil, junto com a Polícia Militar, têm trabalhado para identificar e prender essas pessoas".

Segurança pública

Coronel Marcos Rocha foi questionado sobre a situação da segurança pública no estado, quais suas propostas para reduzir os índices de violência contra a mulher e o motivo das delegacias especializadas na defesa do grupo não funcionarem 24 horas.

"Trabalhamos em um programa muito importante que é o 'Mulher protegida', feito através da Seas. Esse programa tanto protege essas mulheres, junto com todo o sistema judiciário, como também fornece recursos para que a mulher e os filhos possam sair da situação de risco, podendo até ser encaminhada para outros estados dependendo da situação".

"A delegacia não é 24 horas ainda porque tudo tem que ter planejamento. Tem que ter pessoal para atender 24 horas, por isso que eu fiz o concurso da Polícia Civil contratando novos delegados, novos agentes para poder suportar a carga de trabalho. O planejamento é para o início do próximo mandato".

Cultura

O candidato também falou sobre os eventos culturais do estado.

"O Duelo da fronteira é uma festa linda, mas é como se fosse 'uma empresa' que passou por alguns problemas sérios de documentação e endividamento. A gente queria ter dado continuidade e não conseguiu porque o Governo do Estado não conseguiu entrar para resolver. O Flor do Maracujá a gente vai ver ele acontecendo.

Tivemos o problema da pandemia que nos impediu de trabalhar, mas nós 'renascemos' a antiga Expovel que estava parada por muito tempo, também por problema de endividamento, e criamos a ExpoPorto. A nossa cultura tem expandido, mas lembro que a pandemia impediu que trabalhássemos com vários projetos em 2020 e 2021".

Considerações finais

Em suas considerações finais, que tem o tempo de um minuto para todos os entrevistados, Marcos Rocha, pediu votos à população.

"O que eu quero é continuar esse trabalho. Trabalho honrado pela nossa população. Por isso eu peço o seu voto para Coronel Marcos Rocha. O único 'de rocha'. Que Deus abençoe o nosso estado. Que a gente possa seguir em frente defendendo o nosso estado".

Fonte: G1/RO