Acir concedeu entrevista nesta quinta-feira (8) e falou sobre sua trajetória e principais propostas de campanha. Entrevistas com candidatos ao Senado seguem até 13 de setembro.

Porto Velho, RO - O candidato Acir Gurgacz (PDT), que disputa o Senado Federal por Rondônia nas Eleições 2022, falou em entrevista ao g1 e BDRO, nesta quinta-feira (8), sobre suas principais propostas de campanha.

É a primeira vez que a Rede Amazônica sabatina aqueles que concorrem a uma vaga no Congresso. A rodada de entrevista acontece até o dia 13 de setembro.

As entrevistas são feitas pela jornalista Dislene Queiroz. São 20 minutos ao vivo durante o programa Bom Dia Rondônia (que inicia às 6h30), e depois o candidato responde mais 30 minutos de perguntas no g1.

Em entrevista ao jornal Bom Dia Rondônia, Acir Gurgacz falou de regularização fundiária, educação, e economia (veja na íntegra acima).

Durante o bate-papo, Acir respondeu sobre os problemas de segurança e violência, principalmente nas áreas rurais. Na ocasião, o senador disse que a regularização fundiária é uma solução para diminuir os números de conflitos e mortes no estado.

"É uma situação bastante preocupante pra todos nós e a solução para isso começa com a regularização fundiária. Muitas dessas áreas que estão tendo conflitos não têm documentos das suas terras. É por isso a importância da regularização fundiária: nós levarmos dignidade ao campo, fazer com que todos nossos agricultores tenham o documento da sua terra. Com a posse desse documento fica fácil para as autoridades definirem o que é proprietário legal ou aquelas pessoas que estão ali pra fazer atrito e levar problemas ao campo", afirma.

Perguntado sobre como pode atuar à frente do Senado para atuar na situação da regularização fundiária, Acir Gurgacz respondeu:

"Nós já estamos atuando fortemente, com respeito a regularização fundiária. Nós conseguimos enviar ao Incra, este ano, R$ 26 milhões para fazer o georreferenciamento. O Incra fez um convênio com o Ifro, está fazendo o georreferenciamento.

Nós vamos continuar atuando ano que vem, colocando mais verba, mais recursos no orçamento da União para que até o final do ano que vem nós tenhamos todo o estado de Rondônia georreferenciado. Desta forma, tanto o Incra, junto com o estado e municípios, terão mais facilidade para executar a regularização fundiária", ressaltou.

Ainda na entrevista, Acir disse ser contra o armamento geral da população, mas que a liberação de armas deve ser feita aos moradores do campo.

"Eu entendo que o armamento tem que estar nas mãos de quem tem condições de usá-la. Tem que ter uma capacitação, um treinamento, para que as pessoas possam ter essas armas. Eu entendo que as armas nas áreas rurais é importante porque o policiamento não está perto.

Portanto o proprietário da sua terra tem que ter a arma para sua defesa. Agora facilitar a autorização, eu sou totalmente contra. Tem que ter muito cuidado, muita atenção, para que essas armas, por ventura de situações, possam ir para as mãos errados. Polícia tem que estar bem armada, essa é minha atuação", acredita.

Já na entrevista ao g1, o senador Acir Gurgacz falou sobre desmatamento na Amazônia, educação, saúde, emendas e agronegócio (assista a íntegra acima)

Uma das perguntas feitas ao candidato à reeleição foi quanto a devolução de emendas parlamentares, que explicou o motivo de muitas vezes os recursos públicos repassados pelo Senado serem devolvidos.

"O grande exemplo do meu trabalho, com relação a emendas devolvidas, é exatamente essa emenda de R$ 32 milhões (2012) que foi destinada ao governo de Rondônia para a construção do hospital de Ariquemes. Foi feita licitação, iniciou-se a obra e houve um desentendimento na época do atual secretário da Saúde com o empreiteiro.

Aí rescindiu o contrato, trocou de governo e o governo atual achou que não deveria fazer o hospital de Ariquemes. Aí há um descompasso entre a verba enviada com quem executa. Nós enviamos a verba e não executamos. Quem executa sempre será os municípios ou o governo do estado.

Tem horas que o governo do estado acha que a obra não é importante e acaba não executando ou tem algum problema técnico, uma falha processual, aí acaba perdendo o prazo. Isso é uma lástima pra todos nós porque nós trabalhamos, temos uma luta grande para conseguir as verbas Volto a dizer, a grande frustração minha é exatamente o hospital de Ariquemes", explicou.

Ele ainda ressaltou: "quero reafirmar o nosso compromisso, de nós voltarmos a trabalhar, pra gente reconstruir ou começar a construção do hospital de Ariquemes. Pra isso nós precisamos do nosso candidato ao governo, que é o Daniel Pereira, estar no governo pra nos ajudar a reconstruir esse hospital regional de Ariquemes. Que é muito importante não só para o Vale do Jamari, mas para Porto Velho também, porque vai deixar de trazer pessoas pra cá e superlotar os hospitais de Porto Velho".

O candidato Acir Gurgacz também respondeu sobre a polêmica PEC que prevê cobrar mensalidade em universidade pública.

"Eu sou totalmente contra isso. As universidades públicas elas tem que atender a todos. Todos somos iguais perante a Constituição, perante a lei. Nós não podemos ter diferenciação. As universidades públicas existem para dar o ensino de qualidade e gratuito pra toda população brasileira e assim deve continuar", destaca.

Quem é Acir Gurgacz

Acir Marcos Gurgacz, de 60 anos, é natural de Cascavel, no Paraná. Atualmente ele ocupa uma das vagas de Rondônia no Senado

Acir migrou para Rondônia na década de 1970. Seu ingresso na vida pública aconteceu em 2000, quando foi eleito prefeito de Ji-Paraná, interior do estado. Em 2006, foi eleito pela primeira vez senador de Rondônia. Em 2014 foi reeleito ao Senado.

Nas eleições de 2022 ele vai tentar ser reeleito como senador. Ele informou à Justiça Eleitoral que têm curso superior incompleto.

Entrevista com os candidatos ao Senado em RO

Os sete candidatos confirmaram participação nas entrevistas do Bom Dia Rondônia e g1. Todos tiveram representantes que assinaram uma ata com as regras dos encontros.

Confira a ordem das entrevistas com os candidatos ao Senado:

05/09 (seg) - Expedito Júnior (PSD)
06/09 (ter) - Jaqueline Cassol (PP)
07/09 (qua) - Mariana Carvalho (Republicanos)
08/09 (qui) - Acir Gurgacz (PDT)
09/09 (sex) - Jaime Bagattoli (PL)

Fonte: G1/RO