"Porto Velho está se desenvolvendo muito em termos econômicos, sociais e populacionais

Porto Velho, RO - O vereador Everaldo Fogaça (Republicanos) recebeu hoje pela manhã, na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Municipal, a Mensagem 78/2022, de autoria do Executivo, que aprova o Plano de Mobilidade Urbana de Porto Velho. O projeto recebeu o número 1241/2022 na Comissão e deverá ser votado na próxima semana.

Segundo o vereador, o plano nada mais é que uma série de mudanças a serem implementadas e exgidas pela Política Nacional de Mobilidade Urbana (PNMU) e peça importante no Plano Diretor da cidade e também está previsto em legislação federal para dar mais organização ao trânsito na capital e seus distritos.

"Porto Velho está se desenvolvendo muito em termos econômicos, sociais e populacionais. O plano vem com uma proposta de organizaar e dar mais fluidez ao deslocamento das pessoas com qualidade e eficiência. Parece ser uma questão simples, mas é um projeto complexo que vai dar novos ares à cidade", disse o vereador.

Dentro do projeto que está nas mãos da CCJR, há uma série de questões que dão ao Plano a sua devida importância, dentre elas a redução do número de acidentes de trânsito, redução de poluentes, ampliação do transporte coletivo, regulamentação da circulação e transporte de carga dentro da cidade, dentre outras.

Além disso, o plano contemplará áreas para estacionamento, um problema crônico na região comercial da cidade, implantação de ciclovias e bicicletários, faixas exclusivas para ônibus, dentre outras facilidades.

OUTRO PROJETO

Além do Plano de Mobilidade Urbana, o vereador Everaldo Fogaça recebeu na CCJR a Mensagem 79/2022, que cria e implanta o Programa Alfabetiza Porto Velho, que objetiva a garantia das crianças estudantes das escolas da rede pública municipal de ensino sejam alfabeziadas até o 3o. ano do Ensino Fundamental.

A mensagem recebeu o número 1243/2022, na Comissão e pode ser votado na próxima semana.

O projeto pretende melhorar os indicadores educacionais de rendimento, desepenho de estudantes e aperfeiçoamento de servios educacionais oferecidos pelo Município.

Fonte: Assessoria Parlamentar