A secretária para Assuntos Estrangeiros, Liz Truss, citou "comportamento agressivo" de Pequim "nos últimos meses". (Foto: Reuters)

Porto Velho, RO - A secretária para Assuntos Estrangeiros do Reino Unido, Liz Truss, convocou o embaixador chinês em Londres, Zheng Zeguang, em razão do que chamou de "comportamento agressivo" de Pequim "nos últimos meses".

>>> Reunificação pacífica e 'Um País, Dois Sistemas': novo Livro Branco define curso da questão taiwanesa

"Instruí as autoridades a convocar o embaixador chinês para explicar as ações de seu país. Temos visto comportamentos e retórica cada vez mais agressivos de Pequim nos últimos meses, que ameaçam a paz e a estabilidade na região", disse Truss em comunicado, segundo a agência Reuters. "O Reino Unido insta a China a resolver quaisquer diferenças por meios pacíficos, sem ameaça, uso de força ou coerção", acrescenta.

A convocação vem após o término dos exercícios militares do Exército chinês nos arredores de Taiwan, lançados em resposta à visita da presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, a Taipei, em violação à política de Uma Só China, Pequim sustenta.

Fonte: Brasil247