No dia anterior (16), o mesmo caminhão já havia sido flagrado com excesso de peso por agentes do DNIT

Porto Velho, RO - A Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Rondônia, na manhã de quarta-feira (17), durante fiscalização de trânsito na BR-364, próximo ao município de Ariquemes, identificou um motorista de 54 anos dirigindo um caminhão com excesso de peso causando danos a via pública.

O homem ao ver as equipes da PRF e DNIT realizando a fiscalização de pesos em frente à Delegacia, tentou fugir do local. Porém, foi interceptado pelos policiais que realizaram a escolta do veículo até a balança de fiscalização, constando um excesso superior a 5 toneladas.

No dia anterior (16), o mesmo caminhão já havia sido flagrado com excesso de peso por agentes do DNIT, fazendo com que a empresa representada pelo motorista seja reincidente nesse tipo de conduta.

Além do peso, o veículo não apresentava condições mínimas para poder circular oferecendo segurança aos demais usuários da via. Além de faltar equipamentos obrigatórios básicos (lona para transporte, estepe, extintor de incêndio etc.), o veículo apresentava equipamentos ineficientes ou inoperantes (faixas refletivas rasgadas e desbotadas, pneus danificados etc).

A ocorrência de dano qualificado ao patrimônio público da União foi registrada e encaminhada ao Ministério Público Federal para apuração do caso. O veículo foi removido ao pátio para regularização.

De acordo com a PRF, o excesso de peso torna os veículos instáveis, aumentando o risco de tombamento (uma das principais causa de acidentes com caminhões). Além disso, o excesso de carga é um dos principais responsáveis pela destruição das rodovias de todo o país.

Fonte: Diário da Amazônia