Porto Velho, RO - O ex-senador Expedito Junior (PSD) aparece na liderança das intenções de voto na corrida sucessória para o Senado em Rondônia, segundo pesquisa estimulada divulgada hoje 19.08, pelo Instituto Phoenix, em sua primeira sondagem após o início da campanha eleitoral.

Expedito aparece com 31,20% das intenções de voto, contra 19,20% da deputada federal Jaqueline Cassol (PP) e 14,6% de Jaime Bagattoli (PL), que está com 14,6%. Mariana Carvalho (Republicanos) vem logo em seguida com 12% e Bené Alves (PDT) – 7,40%.

Mais abaixo estão: Cláudia Moura (MDB), com 3,6%, Leo Fachin (Avante) com 2,9%, Rosangela Lázaro (Agir), com 1,9%, Pastor Josinelio (PMB), com 1,4%. Outros candidatos: 5,8%.
Os percentuais referem-se ao IVD – Índice de Votos Definidos – sistema que não leva em conta o total de eleitores indecisos. Na tabela abaixo, confira a tabela com todos os percentuais e o total de indecisos da pesquisa:



COMPARATIVO
Em relação à última pesquisa (número 06822/2022), divulgada há um mês pelo Phoenix, houve algumas mudanças nas três primeiras colocações: Expedito manteve a primeira posição e estava com 24,6%, Jaqueline Cassol, que estava em terceiro (16,30%) tomou a segunda posição e Amir Lando; Bagattoli saiu da quarta colocação (14,10%) e agora está em terceiro. Mariana Carvalho estava em quinto com 10,7%.

Na pesquisa divulgada em junho, a situação das intenções de voto era um pouco diferente da atual: Amir Lando aparecia em primeiro com 33,7%, e a segunda posição estava com Jaqueline Cassol (24,60%); A terceira posição era de Jaime Bagatolli (14,60%) e Mariana Carvalho estava na quarta colocação. Expedito Júnior não apareceu nessa pesquisa, pois sua candidatura não havia sido decidida, pois era forte candidato ao Governo

Fonte: DA ASSESSORIA