O DIA NA HISTÓRIA

Lúcio Albuquerque

Whatsapp 69 99910 8325

BOM DIA 2ª feira, 29 DE AGOSTO

HOJE É

Dia Nacional de Combate ao Fumo, Dia Internacional contra Testes Nucleares, 

Dia Internacional do Gamer

Católicos celebram São Saturnino,  Santa Joana Maria da Cruz

RONDÔNIA

29 – 1984 –O jornalista Ary de Macedo analisa a situação política de Rondônia com vistas à eleição presidencial de janeiro de 1985 e pergunta, usando fala do presidente João Figueiredo: “Malufar ou Dançar?” (Jornal Ato Madeira) 

29 - 1988 – Mais votado na disputa pelo Senado em 1986, mas derrotado pelo critério da legenda, o ex-deputado Federal Chiquilito Erse é um dos oito candidatos à prefeitura portovelhense em novembro. Seria eleito. (Jornal Alto Madeira)

BRASIL

1730 – Nasce Antonio Francisco Lisboa, o Aleijadinho maior escultor barroco brasileiro e arquiteto do Brasil colonial (m. 1814). 

Em  1825 – O Brasil firma com Portugal o Tratado de Paz e Aliança oficializando o reconhecimento lusitano, e ainda paga 2 milhões de libras esterlinas aos lusos. 

MUNDO

1904- Inauguração em Saint Louis (EUA) dos III Jogos Olímpicos da Era Moderna; o Brasil só participaria em 1920. 

11958 - Nasce Michael Jackson, “Rei do Pop” (m. 2009). 

1991 — Soviete Supremo da União Soviética suspende todas as atividades do Partido Comunista Soviético. 

1997 — Netflix é lançado como um serviço de aluguel de DVD na Internet.

FOTO DO DIA

Um caso ainda não esclarecido totalmente pela polícia portovelhense, o sumiço do radialista José Wilton Guedes, como registrou o jornal Alto Madeira numa nota pequena dia 28 de agosto de 1976, mas quatro meses antes, em abril, o AM registrava que o delegado-geral José Anastácio dissera ao jornalista Wladimir de Carvalho que ele próprio, delegado, estava ameaçado de morte se desse andamento às investigações do crime o corrido em julho de 1975. 

Wladimir, âncora do telejornal da TV-Rondônia, pediu garantias à Polícia porque as ameaças já estavam atingindo sua família, mas de nada adiantou e o jornalista, conforme comentários da época, transferiu-se para Rio Branco (AC) e depois Brasília.