O DIA NA HISTÓRIA

Lucio Albuquerque

Jlucioac@gmail.com. 

BOM DIA 4 DE AGOSTO!

HOJE É

Dia do Padre, Dia do Sacerdote, Dia do Operador de Telemarketing

Católicos celebram São João Maria Vianney, Santa Isabel de Portugal, Santo Ulrico de Augsburgo, Beato  Pier Giorgio Frassati e São André de Creta (venerado por ortodoxos).

RONDÔNIA

1924 – Em nome da revolução contra o presidente Artur Bernardes, chega a Porto Velho, o capitão Luiz Marinho de Araújo, que assume a Superintendência (prefeitura); dias depois retorna o titular Joaquim Augusto Tanajura. 

1953 – Morre o empresário Percival Farqhuar, líder da construção da ferrovia Madeira-Mamoré. 

1963 – O jornal Folha de Goiaz noticia a viagem de lambreta de Porto Velho a Brasília dos jornalistas Vinícius Danin e Milton Alves, em busca de apoio do Governo Federal para manter aberta a rodovia BR-29. 

1983 – O juiz eleitoral Salatiel Soares preside o plebiscito que aprovou a proposta de elevação de Rolim de Moura a município.

BRASIL

1948 - Morre Monteiro Lobato, principal autor de obras infanto-juvenis no país. 

1957 – Morre Washington Luís Pereira de Sousa, 13º presidente da República, deposto em 1930 (n. 1869). 

1959 – Maria Esther Bueno é a 1ª, e única, brasileira a vencer um Grand Slam de tênis, em Wimbledon  

1977 – A escritora Rachel de Queiroz é eleita para a Academia Brasileira de Letras, primeira mulher a ingressar na ABL. 

MUNDO

1865 – Lewis Carroll  publica o clássico infanto-juvenil Alice no País das Maravilhas. 

1904 – Começa a construção do Canal do Panamá, ligando os oceanos Atlântico e Pacífico na América Central.

FOTO DO DIA

Na edição 296 o jornal Alto Madeira (21.3.1920), noticia a viagem do superintendente municipal (Prefeito) Raymundo Oliveira a Humaitá (AM), durante a Semana Santa.  

Eleito em 1919 pelo Partido Republicano Conservador, ele era pároco das paróquias de Porto Velho e Humaitá, e também médico, sendo o 3º prefeito da atual capital rondoniense e o 2º a ser eleito. 

“Em 1917 auxiliou D. João Joffely, bispo do Amazonas, na cerimônia da pedra fundamental da Catedral do Sagrado Coração de Jesus. A 7 de setembro de 1922 o padre/prefeito Raymundo Oliveira inaugurou o obelisco comemorativo da proclamação da Independência” (), cita Antônio Cantanhede em “Achegas para a história de Porto Velho”. 

Na inauguração, pela 1ª vez uma mulher, a adolescente Labibe Aiéch (depois Bartolo), falou em ato público em Porto Velho, lendo um poema em homenagem à data. () Em frente ao Mercado Cultural.