O objetivo da caminhada foi mobilizar a atenção da população vilhenense ao delicado tema da violência contra as mulheres

Porto Velho, RO - Uma caminhada articulada pela Comarca de Vilhena, por meio da Promotora de Justiça Yara Travalon Viscardi, e realizada pela Secretaria de Assistência Social (SEMAS), envolvendo a rede de proteção do município, marcou a efetiva participação do MP no Cone Sul do estado na campanha “MP Presente – Mulher Protegida”.

O evento reuniu na região central do município, integrantes da Promotoria de Vilhena, representantes da Comissão da Mulher – Ordem dos Advogados do Brasil - OAB, equipes técnicas do Centro de Referência em Assistência social (CRAS) e Centro Especializado de Assistência Social (CREAS), servidores públicos, representantes da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), alunos da rede estadual e municipal, diretorias escolares, policiais militares, da Patrulha Maria da Penha, policiais rodoviários federais e população em geral.

O objetivo da caminhada foi mobilizar a atenção da população vilhenense ao delicado tema da violência contra as mulheres. Um carro de som acompanhou os participantes, propagando e instruindo os moradores sobre os contatos de atendimento e órgãos acolhedores.

O evento teve acompanhamento de viaturas das Polícias Rodoviária Federal e Militar, com registros de fotógrafos e jornalistas locais. Embora o tema da violência contra a mulher fique em evidência no mês de agosto, reconhecido como Agosto Lilás, o trabalho de conscientização e fortalecimento da rede de proteção é constante e diário, de modo a se divulgar amplamente a violência doméstica, desta forma garantindo o direito das vítimas a informação, proteção e reparação, esclarecendo ainda o conceito e aspectos da violência doméstica e medidas protetivas.

Os organizadores consideraram a caminhada satisfatória e integrativa, enfatizando o trabalho da rede de proteção do Município de Vilhena. Na ocasião, foi exposto e distribuído material do projeto “MP Presente – Mulher Protegida”.


Fonte: Gerência de Comunicação Integrada (GCI)