Muitas pessoas que são apaixonadas por cuidados capilares sabem a importância de estar sempre antenadas nas novidades do mundo da beleza, mas junto com todo esse cuidado existem diversos mitos e verdades sobre cuidados com os cabelos. 

Neste artigo vamos desmistificar diversas questões que muitas vezes podem parecer reais mas que só fazem você investir tempo e dinheiro em tratamentos que não são tão potentes assim. 


Lembre-se que por trás disso existe uma indústria de cosméticos que fatura bilhões todos os anos com mentiras e propagandas enganosas, por isso, pesquise bem antes de investir em algo. 

Raspar a cabeça faz o cabelo crescer mais forte?


Mito! O crescimento capilar está ligado diretamente a fatores genéticos, isso significa que raspar sua cabeça não vai influenciar. Uma questão onde você pode facilmente ver a diferença é caso seu cabelo seja quimicamente tratado. 


Cabelos com excesso de química tendem a quebrar antes de chegar ao tamanho desejado, quando o cabelo está natural você perceberá de forma mais visível esse crescimento e isso dará a falsa impressão que o cabelo está crescendo mais. 


Cabelos curtos e lisos tendem a aparecer mais o crescimento do que cabelos longos e ondulados, mas isso não significa que eles realmente estejam crescendo. 

O cabelo se acostuma com os produtos?


Esse termo é um dos mais conhecidos e pode se dizer que é verdade! Mas não é exatamente que o cabelo se acostuma, nossos fios podem ter diferentes necessidades em determinadas épocas. 


Às vezes está mais seco, mais poroso e às vezes mais oleoso, saber identificar qual é o problema atual do cabelo faz com que você não erre na hora de comprar seu produto. Se o seu cabelo está oleoso e você ficar usando shampoo para tratamento de oleosidade mesmo após resolver o problema o cabelo tende a ficar seco. 


Para evitar esse problema o ideal é ter vários produtos e seguir uma rotina de cronograma capilar em casa mesmo. Dessa maneira você evita gastos com salão de beleza e estará sempre em dia com os cuidados de seus fios. 

Cabelos oleosos devem ser lavados somente uma vez na semana


Mito! O problema de oleosidade do couro cabeludo deve ser tratado com dermatologistas ou terapeutas capilares, existem diversas bactérias que se alimentam do sebo produzido em nosso couro cabeludo e por isso ninguém deve lavar o cabelo apenas uma vez na semana. 


Existe o mito que quanto menos se lava o cabelo menos oleosidade é produzida, essa informação é perigosa pois pode causar diversos problemas no couro cabeludo. 


O ideal é lavar os cabelos sempre que sentir necessidade, sendo com intervalo máximo de três dias. Mesmo pessoas com a raiz do cabelo seca devem fazer a higienização nesse tempo. 

Cortar as pontas ajuda a fortalecer o cabelo


Verdade! Quando o cabelo está cortado os fios têm mais força para crescer sem quebrar, mas não se engane, cortar não vai fazer com que seu cabelo cresça mais e sim com que ele cresça mais saudável. 


O indicado é cortar as pontas dos cabelos, seja ele liso ou cacheado a cada 3 meses, o corte deve ser feito por um profissional especialista e nunca se arrisque a cortar seu próprio cabelo sozinha. 


Embora pareça uma tarefa simples, o corte de cabelo é um assunto sério e que exige muito estudo para entender sobre angulação e posicionamento das mãos, dessa maneira, somente profissionais habilitados a fazer determinadas técnicas devem tocar em suas madeixas. 


Agora que você já sabe os mitos e verdades sobre cuidados com os cabelos, basta compartilhar com suas amigas essas dicas e arrasar no seu cronograma capilar.