Funções visam facilitar atendimento online

Porto Velho, RO - O site Meu INSS, do Instituto Nacional do Seguro Social , foi alterado para facilitar o atendimento online, por meio da reorganização de alguns serviços já oferecidos.

Algumas atualizações cadastrais, por exemplo, que anteriormente eram feitas em outras abas, foram unificadas em “Atualizar Cadastro e/ou Benefício”, independentemente de o segurado receber um benefício ou não.

Veja as mudançasAtualizar cadastro e/ou benefício: permite consertar inconsistências no Cnis (Cadastro Nacional de Informações Sociais) e/ou benefício além de atualizar tipo e código de atividade realizada.

Atualizar procurador e representante legal: nessa aba, o segurado pode incluir, excluir ou renovar procurador e representante legal (tutor, curador, administrador provisório) do benefício.

Atualizar vínculos e remunerações e código de pagamento: aqui o segurado pode corrigir o vínculo e remuneração e para alterar código de pagamento utilizado.

Atualizar dados do Imposto de Renda: é possível solicitar a retificação de dados ou valores do benefício no Informe de Rendimentos do INSS para declaração anual do IR (Imposto de Renda).

Solicitar exclusão e reativação de empréstimo consignado judicial: pode ser usado para cumprir determinação judicial de exclusão ou reativação da consignação de empréstimo consignado.

Também é possível solicitar emissão de pagamento não recebido e a desistência, encerramento e renúncia de benefício.

O site, no entanto, ainda está passando por ajustes. A barra de busca, por exemplo, está sendo atualizada e os segurados podem clicar em “Novo Pedido” na lista de serviços e buscar pela opção desejada.

Os serviços antigos, quando clicados pelo usuário, levam à página inicial. Em alguns casos, apareceu o aviso “Erro ao tentar se comunicar com os serviços de requerimento”.

Fonte: Diário da Amazônia