“O evento buscou o caminho de um melhor atendimento às necessidades das famílias”

Porto Velho, RO - O 1º Fórum de Famílias das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE/RO) teve início nesta sexta-feira (12), encerrando às 12 horas de sábado (13), em Ji-Paraná. O evento ocorre no auditório de um dos hotéis da região 2º distrito da cidade.

O senador Acir Gurgacz (PDT) prestigiou a solenidade ao lado da presidente da entidade, Iria de Fátima. A solenidade ainda teve apresentação cultural e musical.

De acordo com a ex-presidente e atual secretária da Federação das APAE’s, Ilda Savático, o Fórum busca recepcionar as demandas e necessidades das famílias com pessoas com deficiência para melhorar o atendimento e aprimorar serviços, que possam ser eficazes no atendimento individual de cada apaiano. “O movimento foi iniciado pelas famílias com a criação das APAE’s, unidade por unidade e, hoje, temos além dessas unidades, federações estaduais e a também a nacional”, ressaltou Ilda Savático.

A atual presidente da Federação das Apaes de Rondônia¸ Iria de Fátima lembrou que o evento contou com representantes das unidades de todos os municípios filiados a instituição. “O nosso principal objetivo e foco, sempre, é que consigamos melhorar os nossos atendimentos disponibilizados aos alunos da instituição”, afirmou.

Presente no evento, o senador Acir Gurgacz, destacou o papel das APAES em todo o país e, da seriedade na execução dos mais importantes projetos nas áreas de Saúde, Educação, Assistência Social e lazer. “Nossa atuação, seja no Senado ou na Eucatur que está há 50 anos no Estado, é sempre de colaborar com as APAE’s do nosso Estado.

Quem ajuda as APAE’s, especialmente em Rondônia é a sociedade, às famílias que ajudam a fazerem esse trabalho fantástico nos municípios”, afirmou. Fórum conta com o apoio da empresa Rondocap, que ainda teve a apresentação de dança dos alunos (APAE – Ji-Paraná) e um musical com o cantor Paulinho Duque (Ariquemes).

Fonte: Diário da Amazônia