2ª edição do Agro Mulheres Rondônia contou com a participação de palestrantes de várias regiões do país. Objetivo do encontro é trocar experiências, conectar e promover a interação entre mulheres.

Porto Velho, RO - O 2º encontro Agro Mulheres Rondônia reuniu em Ariquemes (RO), produtoras rurais de grande, médio e pequeno porte, empresárias, microempreendedoras, além de pesquisadoras rurais. O objetivo do encontro é trocar experiências, conectar e promover a interação entre mulheres das mais diversas cadeias produtivas do agro no campo e na cidade.

"Esse evento é para integrar as mulheres, de todas as cadeias do agronegócio. Nós temos como princípio ser agente de transformação. Acho que isso é o principal, a gente transformar a vida do outro com nossas histórias, com o que a gente passou, a troca de experiência", apontou Antonielly Rottoli, empresária do agro e uma das organizadoras do evento.

O tema do encontro foi 'Produção sustentável na Amazônia pelo olhar delas'. Ao todo, mais de 300 mulheres participaram do evento, que aconteceu no último sábado (13).

"Depois de dois anos de pandemia, tá sendo muito emocionante ver tantas mulheres e desenvolver nossa conexão. É muita emoção a flor da pele ver tantas mulheres, com tanto potencial, que podem somar isso na área rural", disse Vanessa Rack, empresária do agro em Rondônia.


Palestra da Sônia Bonato durante o 2º Agro Mulheres Rondônia — Foto: Reprodução

O encontro foi realizado durante todo o dia, no espaço empresarial da Associação dos Pecuaristas de Ariquemes (APA). Foram realizadas palestras, entre elas, da Sônia Bonato, produtora rural de Goiás e embaixadora do Congresso Nacional de Mulheres do Agronegócio da região Centro-Oeste do Brasil.

"Eu vim aqui para conversar com essas mulheres e despertar nelas aquele potencial que tá escondidinho ali, que elas sabem que tem, mas as vezes esquecem e a gente quer mostrar pra elas que nós podemos estar onde a gente queira estar, independente se é no agro ou no outro setor, que nós mulheres estamos aí para desenvolver esse paradigma que fizeram do agro ser muito masculino, mas nós estamos aí pra ser parceiro junto com os homens e trabalhar juntas", explicou Sônia.

Fonte: G1/RO