Léo Moraes e Cassol ainda discutem os nomes dos vices

Porto Velho, RO - Rondônia registrou o lançamento de 7 candidaturas ao Governo. No momento dois nomes ainda discutem a substituição do candidato a vice-governador nas chapas.

O primeiro nome homologado foi do coronel Marcos Rocha (União Brasil) que tenta a reeleição. Apesar das pressões dos partidos aliados, a exemplo do PSC, Avante e Patriotas, o grupo manteve o nome de Sérgio Gonçalves como vice do atual chefe do Executivo.

Já o empresário Valclei Queiroz (AGIR) foi o segundo a ser indicado candidato a governador de seu partido coligado com o PROS. A legenda escolheu Milene Cristiane da Silva Barreto como vice. O ex-governador Daniel Pereira (Solidariedade) lidera a Frente Democrática que escolheu o vice do PT, Anselmo de Jesus. A Federação PSOL/Rede, que indicou Pimenta de Rondônia (governador) e Michele Tolentino (vice).

As três últimas candidaturas homologadas no último dia de convenção foram de Léo Moraes (Podemos), Ivo Cassol (PP) e Marcos Rogério (PL). Rogério escolheu a médica Flávia Lenzi, ex-presidente do Sindicato Medico. Léo Moraes e Cassol ainda discutem os nomes dos vices.

Veja o perfil dos candidatos

Comendador Valclei Queiroz (Agir)

A candidatura de Valclei foi lançada pelo partido Agir durante convenção feita no dia 30 de julho, em Porto Velho. Ele tem o apoio do partido Pros.

• Valclei Queiroz da Silva, de 45 anos, nasceu no distrito de Jaci-Paraná, em Porto Velho, é casado e pai de 5 filhos. Ele é formado em técnicas agrícolas e possuí conhecimento em eletrotécnica. Na vida profissional, Valclei começou como soldado na base área da capital. Em 1995 entrou para a companhia de infantaria e trabalhou ainda como garimpeiro, onde atuou até se tornar empresário no ramo da mineração.

Coronel Marcos Rocha (União Brasil)

A candidatura à reeleição foi lançada no dia 24 de julho durante convenção do União Brasil, juntamente com o partido Republicanos, em Porto Velho.

• Coronel Marcos Rocha, atual governador de Rondônia, tem 53 anos e vai tentar a reeleição em 2022. Ele nasceu no Rio de Janeiro (RJ) e é formado em análise de sistema de dados, administração de negócios, e pós-graduado em educação e técnicas de ensino.

Ele tem dois filhos e é casado com Luana Oliveira Santos. Em 2018 foi eleito governador do estado com 530.188 votos (66,34% dos). Rocha também já foi secretário de Justiça de Rondônia (de 2014 a 2017).

Daniel Pereira (Solidariedade)

O nome de Daniel Pereira foi oficializado como candidato em convenção do Solidariedade no dia 31 de julho. Ele terá Anselmo de Jesus (PT) como candidato a vice-governador. A convenção foi realizada pelo partido Solidariedade em parceria com o PDT e a Federação Brasil da Esperança – formada pelo PT, PC do B e PV.

• Daniel Pereira, de 57 anos, nasceu no Paraná e há mais de 40 anos mora em Rondônia. Ele é formado em direito e possui atuação na área acadêmica, como professor. O candidato é casado e tem três filhos. Daniel já foi vereador em Cerejeiras (RO) e deputado estadual por dois mandatos.

Em 2014 foi eleito vice-governador do estado e permaneceu no posto até 2018, quando assumiu a cadeira do então governador, Confúcio Moura. A mudança ocorreu porque Confúcio se lançou candidato ao Senado Federal.

Ivo Cassol (PP)

A candidatura de Ivo Cassol ao governo foi oficializada durante convenção partidária do PP em Rolim de Moura no dia 5 de agosto. O nome do vice ainda não foi anunciado.

• Ivo Narciso Cassol tem 63 anos e é natural de Concórdia (SC). Ele é casado com Ivone Cassol, tem três filhos e é avô de oito netos. Sua trajetória política em Rondônia começou em 1996, quando foi eleito prefeito de Rolim de Moura e depois reeleito como chefe do executivo municipal em 2000.

Cassol foi eleito governador de Rondônia em 2002 e reeleito em 2006. No ano de 2010, Ivo renunciou ao cargo de governador para disputar o Senado, onde foi eleito e exerceu suas funções de senador até 2019.

Léo Moraes (Podemos)

A candidatura de Léo Moraes ao governo foi oficializada durante convenção partidária do Podemos em Porto Velho no dia 5 de agosto. O nome do vice ainda não foi anunciado.

• Leonardo Barreto de Moraes nasceu em 1984 em Foz do Iguaçu (PR). Ele é casado e tem uma filha. O candidato é bacharel em Direito e tem mestrado em administração pública.

Léo Moraes atuou na procuradoria geral do município de Porto Velho, foi empresário no estado de Rondônia e iniciou na carreira política em 2012, quando foi eleito vereador da capital. Atualmente ele é deputado federal por Rondônia.


Marcos Rogério (PL)

A candidatura de Marcos Rogério ao governo foi oficializada durante convenção partidária do PL em Porto Velho no dia 5 de agosto. A vice na chapa é a médica Flávia Lenzi, do mesmo partido.

• Marcos Rogério da Silva Brito, de 44 anos, é natural de Ji-Paraná (RO), região central do estado, e é divorciado. Ele tem bacharel em Direito e formação no curso de Jornalismo. Também tem mestrado em administração pública.

O candidato atualmente é senador pelo estado de Rondônia, tendo sido eleito em 2018, e filiou-se ao Partido Liberal (PL) no início deste ano para disputar as eleições.

Pimenta de Rondônia (PSOL)

O nome de Pimenta de Rondônia foi oficializado como candidato a governador em convenção feita em 31 de julho pelo seu partido, PSOL, em parceria com o Rede Sustentabilidade. Durante o evento também foi apresentada a turismóloga socioambiental, Michele Tolentino, como candidata a vice governadora.

• Nascimento Antônio da Silva, de 57 anos, conhecido como Pimenta de Rondônia, nasceu em Cidade Gaúcha, no interior do Paraná, e há mais de 25 anos trabalha como comerciante em Porto Velho.

Ele é casado e tem ensino médio completo. Em 2018, Pimenta concorreu na eleição majoritária ao cargo de governador e em 2020 se candidatou à prefeitura de Porto Velho.

Fonte: Diário da Amazônia