Partida entre as campeãs continentais será em fevereiro de 2023 e será na casa da campeã da Europa

Porto Velho, RO - A primeira Finalíssima feminina está decidida após as finais da Copa América e da Eurocopa no fim de semana: Inglaterra e Brasil se enfrentarão, em fevereiro, na casa das campeãs europeias. A data e o local exatos ainda serão confirmados pela Conmebol e pela Uefa, mas a tendência é que a partida entre as campeãs continentais seja em Wembley, onde as inglesas bateram as alemãs na decisão de domingo com um público recorde na competição de 87.192 pessoas — em jogos masculinos e femininos.

Antes mesmo da confirmação das seleções campeãs, as entidades já haviam decidido que o jogo seria na Europa na casa da futura campeã europeia. O confronto está previsto para a janela de jogos Fifa de 13 a 25 de fevereiro de 2023.

A primeira Finalíssima masculina foi vencida pela Argentina, com Lionel Messi comandando a vitória de 3 a 0 sobre a Itália, campeã da Eurocopa, em Londres, em junho.

No domingo, a Inglaterra conquistou o título inédito da Euro feminina ao vencer a multi campeã Alemanha, por 2 a 1 na prorrogação (1 a 1, no primeiro tempo), com gol de Ella Toone. A técnica das Leoas, Sarina Wiegman, que já havia conquistado o título com a Holanda em 2017, elogiou a vitória como "muito mais do que futebol".

— Quando você ganha um Campeonato Europeu, as coisas mudam. Mudamos a sociedade e é isso que queremos. Isso é muito mais do que futebol — disse Wiegman sobre o significado da conquista para o futebol na Inglaterra.

No sábado, o Brasil conquistou o quarto título consecutivo da Copa América ao derrotar a anfitriã Colômbia por 1 a 0, em Bucaramanga. O gol de Debinha, de pênalti, marcado ainda no primeiro tempo selou o oitavo título continental em nove anos.

Fonte: O Globo