Nas redes, presidente publicou post em que cobrou respeito pela democracia, honra à Constituição, e voltou a pregar "liberdade de expressão

Porto Velho, RO - O presidente Jair Bolsonaro (PL) foi às redes sociais, nesta quinta-feira (25/8), cobrar respeito pela democracia e honra à Constituição. O mandatário da República também voltou a pregar “liberdade de expressão”.

O atual titular do Palácio do Planalto criticou novamente o manifesto “Em Defesa da Democracia e da Justiça”, organizado por juristas e pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (FDUSP). “Respeitar a democracia é muito diferente de assinar uma ‘cartinha’”, escreveu o presidente.

Apesar de não fazer referência, a publicação do chefe do Executivo federal ocorre na mesma semana em que bolsonaristas foram alvo de uma operação da Polícia Federal (PF) que cumpriu mandados de busca e apreensão em endereços de oito empresários que compartilharam mensagens golpistas em um grupo do WhatsApp, aplicativo de mensagens instantâneas. O material foi divulgado pelo colunista Guilherme Amado, do Metrópoles (entenda mais abaixo).

No dia anterior, durante agenda política em Minas Gerais, Bolsonaro ironizou a operação e cobrou posicionamento de grupos que apoiaram cartas em defesa da democracia. “Cadê a turminha da carta pela democracia?”, provocou.

Entenda a operação contra empresários

A operação cumpriu determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Em sua decisão, o magistrado também ordenou:

o bloqueio das contas bancárias dos empresários;
o bloqueio das contas dos empresários nas redes sociais;
a tomada de depoimentos dos envolvidos; e
a quebra de sigilo bancário dos empresários.
As mensagens divulgadas pelo Metrópoles mostram que empresários apoiadores do presidente Jair Bolsonaro começaram a defender um golpe de Estado caso o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), também candidato à Presidência, vença as eleições de outubro.

Pesquisa Datafolha divulgada na semana passada mostrou Bolsonaro em segundo lugar, com 32% das intenções de voto, enquanto Lula aparece em primeiro, com 47% das intenções.

Fonte: Diário da Amazônia