Reunião tem relação com ordem judicial determinando que ALE casse o mandato do deputado, condenado por crime contra ordem tributária (anterior ao mandato de Geraldo).

Porto Velho, RO - A Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE-RO) convocou uma reunião extraordinária, para esta terça-feira (9), para debater sobre a possível perda do mandato do deputado José Geraldo Santos Alves Pinheiro, o Geraldo da Rondônia.

A medida foi publicada no Diário Oficial da ALE e a convocação foi feita pelo presidente da Assembleia, deputado Alex Redano. A reunião entre a mesa diretora da Casa de Leis está marcada para 11h30 desta terça-feira.

A declaração de perda de mandato que vai ser analisada pelos deputados tem relação com o processo em trânsito e julgado na Justiça Federal contra Geraldo da Rondônia.

No fim de junho, a 3ª Vara da Justiça Federal da 1ª Região expediu uma decisão para que a Assembleia declare a perda do mandato de Geraldo da Rondônia. O motivo é uma acusação de crime contra ordem tributária anterior ao mandato de Geraldo.

Essa ação na Justiça já transitou em julgado, ou seja, não há mais como o deputado recorrer. Porém para a perda de mandato, a ALE-RO precisa seguir os trâmites jurídicos.

À Rede Amazônica, a assessoria da ALE informou que a mesa diretora vai se reunir para discutir e acertar os detalhes acerca da decisão judicial e selar um possível desfecho.

Polêmicas

O deputado Geraldo da Rondônia já esteve envolvido em diversas polêmicas no estado. A mais recente foi após um discurso em que ele fala contra fiscalização ambiental.

No vídeo acima é possível ouvir o deputado falando para a população que vai "ajudar a botar fogo" nos veículos de agentes de fiscalização ambiental. Isso aconteceu durante uma audiência pública em Jacinópolis, distrito de Nova Mamoré (RO), no dia 1º de maio.

Em dezembro de 2020 uma bailarina o denunciou por lesão corporal, constrangimento ilegal e abuso de autoridade. Na época ele negou as informações e disse que não compactua com violência.

Já durante a pandemia, Geraldo foi denunciado por desacato contra profissionais da saúde. Ele teria invadido o Hospital Municipal de Ariquemes e entrado sem autorização na ala onde estavam internados pacientes da Covid-19, usando a máscara incorretamente.

No final de julho, o Ministério Público de Rondônia (MP-RO) denunciou o deputado estadual por incitar populares a agir de forma violenta contra fiscais ambientais, além de incentivar a destruição do patrimônio público utilizado em fiscalizações.

Fonte: G1/RO