Apoio logístico é oferecido para serviços públicos nas comunidades

Porto Velho, RO - Com grandes projetos de melhoria da infraestrutura urbana e rural dos distritos de Porto Velho, a Prefeitura tem transformado a realidade dos 13 distritos da capital, levando ações para o desenvolvimento da saúde, saneamento, economia, lazer e cidadania.

As ações são viabilizadas pela Superintendência Municipal de Integração Distrital (SMD), criada em 1° de janeiro de 2021, e, desde então, proporciona à população distrital um novo cenário tanto na infraestrutura quanto na perspectiva de crescimento e fortalecimento no escoamento de produção da agricultura familiar, principal atividade nas localidades.

Segundo o superintendente da SMD, Cleberson Paulo Pacheco, a pasta funciona como uma via de mão dupla que facilita o trabalho da Prefeitura e beneficia a população.

"Nós provocamos as demais secretarias e damos um suporte. Proporcionamos o local para os servidores se acomodarem, guardarem as máquinas, eventualmente, em uma necessidade extrema, inclusive fornecemos a alimentação.

No início da nova gestão em fevereiro, a SMD fez o reconhecimento das demandas de todos os distritos do Baixo Madeira e da Ponta do Abunã, para começar a executar os trabalhos", explica Cleberson.

A SMD trabalha a partir de parcerias com secretarias e outras instituições. Entre as ações atuais da superintendência estão:

Cleberson Paulo Pacheco, superintendente da SMD

Entrega de sulfato de alumínio para tratamento de água e treinamento, junto a Companhia de Águas e Esgotos do Estado de Rondônia (Caerd);
- limpeza e recuperação das vicinais, em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento em Porto Velho (Semagric), Secretaria Municipal de Serviços Básicos (Semusb) e Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes (DER);
- instalação e manutenção de pontos de iluminação com a Empresa de Desenvolvimento Urbano de Porto Velho (Emdur);
- recuperação das passarelas de Calama e construção de uma nova arquibancada para atender os jogos interdistritais;
- reforma da sede de Vista Alegre do Abunã;
- obras do posto avançado dos Correios em Nova Califórnia, em conjunto com a Secretaria Municipal de Resolução Estratégica de Convênios e Contratos (Semesc);
- recuperação das estradas de Vista Alegre do Abunã.

PROJETOS FUTUROS

De acordo com o superintendente, atualmente a SMD deve começar a fazer toda a logística da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) no Baixo Madeira. Além disso, a superintendência está trabalhando na revitalização de Fortaleza do Abunã, tendo em vista que neste período de estiagem, o distrito recebe grande quantidade de turistas.


Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)