Serão mais de 4 mil cursos oferecidos em todo o Estado. O lançamento oficial da programação aconteceu na tarde desta quinta-feira (30), em Porto Velho

Porto Velho, ROEm uma parceria entre a Secretaria de Estado do Turismo – Setur e o Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional – Idep, o Governo de Rondônia promove cursos de capacitação voltados para a área do turismo. Serão mais de 4 mil cursos oferecidos em todo o Estado. O lançamento oficial da programação aconteceu na tarde desta quinta-feira (30), na sede do Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional – Idep, em Porto Velho.

Serão oferecidos cursos de formação inicial continuada – FIC, entre eles, agente de formação turística, condutor de turismo de pesca, espanhol aplicado ao turismo, inglês aplicado ao turismo, marketing do turismo; além de cursos técnicos, como, técnico em vendas, técnico em hospedagem e técnico em guia turístico.

De acordo com o coordenador de Ações Turísticas da Secretaria de Estado do Turismo – Setur, essa parceria tem o objetivo de fortalecer o turismo de Rondônia. “Queremos impulsionar a capacitação turística dentro do Estado. Entre os cursos está o de guia de Turismo, em que o profissional se forma em aproximadamente dois anos com 800 horas aulas para ser a pessoa que representa o nosso Estado, que informa e acompanha o turista e mostra toda beleza, história e potencialidade de Rondônia”, destaca.

Entre os municípios que serão beneficiados estão Porto Velho, Candeias do Jamari, Nova Mamoré, Ariquemes, Campo Novo de Rondônia, Alto Paraíso, Machadinho d’Oeste, Nova União, Ouro Preto do Oeste, Espigão do Oeste, Cacoal, Pimenta Bueno, Costa Marques, Vilhena, Cerejeiras, Colorado do Oeste, Rolim de Moura e Alto Alegre dos Parecis; que fazem parte do mapa brasileiro do turismo.

Municípios que fazem parte do mapa brasileiro do Turismo receberão os cursos

Outros municípios estão em processo para adentrar ao mapa brasileiro do turismo, também vão receber os cursos, são eles, Alta Floresta, Chupinguaia, São Francisco do Guaporé, Cabixi, Ji-Paraná, Ministro Andreazza, Nova Brasilândia d’Oeste, Pimenteiras do Oeste, Presidente Médici e Guajará-Mirim e Mirante da Serra.

Durante a solenidade de lançamento dos cursos, a diretora do Idep enfatizou a satisfação em receber a equipe da Setur e em fazer parte desse projeto. “Quero registrar a nossa alegria em receber todos da Setur, em nome do secretário, que veio visitar os alunos que já iniciaram o curso técnico de turismo e guia de turismo. Fazer essa parceria e poder contribuir para o fomento do turismo em Rondônia é gratificante para todos do Idep. Vamos promover capacitação para toda cadeia do turismo. A Secretaria de Turismo fez um levantamento das necessidades de cada região e vamos oferecer cursos específicos para atender essas necessidades e gerar empregos em cada localidade”.

Na oportunidade o titular da Setur, Gilvan Pereira evidenciou o aquecimento que o setor terá com os novos profissionais no mercado. “O Turismo vem se fortalecendo e ganhando espaço em Rondônia, despertando no rondoniense interesse em buscar e investir no setor. Com o curso de Guia, Rondônia ganha novos profissionais para aquecer o mercado com trabalho técnico e capacitado”, finalizou.