De acordo com o Ministério das Comunicações, 16 capitais brasileiras, incluindo Porto Velho, já fizeram a adequação legislativa para implementar o 5G.

Porto Velho, RO - O prazo, previsto no edital, para que a rede 5G funcione, não só na capital de Rondônia, mas em todas as capitais do país vai até o dia 29 de setembro. Mas ainda não há uma data definida para que o serviço seja disponibilizado em Porto Velho.

Inicialmente, o 5G chegaria às 26 capitais e ao Distrito Federal até 31 de julho, mas dificuldades logísticas para importação de equipamentos fizeram a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) estender o prazo para o final de setembro.

Brasília foi a primeira capital do país a liberar o serviço, que promete conexão com velocidade ultrarrápida e avanços tecnológicos. Segundo a Anatel, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre e João Pessoa receberão a tecnologia em uma segunda etapa, mas ainda não há uma data definida.

Para receber a tecnologia 5G, boa parte das capitais e demais cidades precisarão mudar a legislação municipal para adequar as normas à Lei Geral de Antenas e a um decreto de 2020.

Em novembro de 2021, após um levantamento feito pela Conexis Brasil Digital, empresa que reúne operadoras de telecomunicações e de conectividade, apontou que Porto Velho é uma das capitais brasileiras aptas a receber a tecnologia.

De acordo com o Ministério das Comunicações, 16 capitais brasileiras, incluindo Porto Velho, já fizeram a adequação legislativa para implementar o 5G. Ainda assim, as empresas de telefonia precisam dos equipamentos para fazer a "limpeza de faixa".

Fonte: G1/RO