Não precisamos fazer nenhum tipo de caça às bruxas. Agora, cargos de confiança são cargos de confiança. Os bolsonaristas terão que entender que não são merecedores de grande confiança da nossa parte

Porto Velho, RO - Principal conselheiro de Lula sobre assuntos de política externa, o ex-chanceler Celso Amorim disse que não será feita uma “caça às bruxas” no Itamaraty se o petista for eleito. Questionado pela coluna sobre qual seria o tratamento que os diplomatas bolsonaristas podem esperar de um eventual governo Lula, o ex-ministro disse:

— Não precisamos fazer nenhum tipo de caça às bruxas. Agora, cargos de confiança são cargos de confiança. Os bolsonaristas terão que entender que não são merecedores de grande confiança da nossa parte, mas isso não quer dizer que não sejam bons profissionais. Lula precisa ter na Argentina, nos Estados Unidos e em outros países e postos importantes pessoas em que confia.

O ex-chanceler afirmou que o “Itamaraty é profissional”. Amorim também lembrou que diversos diplomatas do governo de Fernando Henrique Cardoso foram mantidos em postos-chaves no governo Lula, mas pontuou que não há semelhanças entre a gestão do tucano e de Bolsonaro.

— Lula fez o primeiro governo em que todos embaixadores eram diplomatas de carreira. E pessoas que exerceram cargos importantes no governo FHC foram mantidas — disse.

Fonte: O Globo