O DIA NA HISTÓRIA

Lucio Albuquerque

Jlucioac@gmail.com

BOM DIA 22 DE JULHO!

HOJE É

Dia do Internacional do Trabalho Doméstico, Dia Mundial do Cérebro, Dia do Cantor Lírico, Dia da Aproximação do Pi (22/7 = 3,14285714)

Católicos celebram Santa Maria Madalena (a apóstola dos Apóstolos),  

RONDÔNIA

1954 – O barco “Rio Tapajós”, com várias famílias de imigrantes japoneses, chega a Porto Velho.  grupo vai fundar a colônia “13 de Setembro”. 

1961 – O seringueiro José Gabriel da Costa, conhecido como Mestre Gabriel, registra num cartório de Porto Velho a UDV – União do Vegetal, oficializando o que mais tarde passou a ser chamado por alguns de seita e, por seguidores, de religião

BRASIL

1839 — Os farroupilhas proclamam a  República Juliana, em Laguna (RS). 

1935- O presidente Getúlio Vargas cria o programa “A Hora do Brasil”, mais tarde “A Voz do Brasil”. 

1951- O Palmeiras é o campeão do 1º Campeonato Mundial de Clubes. 

1961- O Presidente Jânio Quadros proíbe espetáculos de hipnotismo e letargia em locais públicos. 

2005 — A Scotland Yard, polícia de elite da Inglaterra, alegou um “engano” o assassinato, por policiais, do brasileiro Jean Charles de Menezes no metrô de Londres.  

2013 – O Papa Francisco faz ao Brasil a sua primeira viagem internacional. 

MUNDO

1894- Na 1ª corrida automobilística da história, com 126 KM,  vitória dos pilotos Albert De Dion e Georges Bouton. . 1933- Wiley Post é o 1º homem a voar sozinho ao redor do mundo.  

FOTO DO DIA

O advogado José Mário Alves da Silva chegou a Porto Velho em 1971, e exerceu funções como a presidência da Junta Comercial, mas seu trabalho maior foi no período 1975/79, quando foi secretário de Segurança do Território, (quando várias vezes substituiu o governador Humberto Guedes) modernizando o setor. 

“Criou novos DPS em Porto Velho, reformulou a SSP, criou o IML e a Escola de Polícia, o Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Policiais, instalando e estruturar delegacias nas nascentes vilas da BR, sendo autor do 1º Manual do delegado de Polícia” (). 

Gostava de repetir a frase de que “O policial caminha sempre sobre uma linha, de um lado a lei e de outro o crime”. Em sua gestão aconteceu um caso ainda não esclarecido, o desaparecimento do radialista José Wilton Guedes. Natural de Macau (RN), José Mário faleceu aos 70 anos em 1998 em Porto Velho. () Do livro “Agentes da Lei”, autor Dalton di Franco.