O DIA NA HISTÓRIA

Lucio Albuquerque

Jlucioac@gmail.com

BOM DIA 20 DE JULHO!

HOJE É

Chegada do Homem à Lua , Inauguração da Academia Brasileira de Letras, Dia do Amigo (ONU) , Dia Pan-americano do Engenheiro, Dia Nacional do Biscoito, Dia Nacional do Tatuador, Dia do Frentista  

Católicos lembram Santo Apolinário de Ravena, Santa Margarida Maria, São Elias Profeta e Santo Aurélio de Cartago

BRASIL

1897 – Criada, com sede no Rio de Janeiro, a Academia Brasileira de Letras (ABL), sendo fundadores os escritores Afonso Celso, Graça Aranha, Inglês de Sousa, Lúcio de Mendonça, Machado de Assis, Medeiros e Albuquerque, Olavo Bilac, Joaquim Nabuco, Teixeira de Melo, Ruy Barbosa e Visconde de Taunay.

MUNDO

1885 — The Football Association legaliza o profissionalismo no futebol sob pressão da Associação Britânica de Futebol. 

1968 — O primeiro Jogos Olímpicos de Verão da Special Olympics  em Chicago, com 1 000 atletas com deficiências intelectuais. 

1969 —  A nave Apollo 11 (EUA) pousa na Lua; Neil Armstrong e Edwin Aldrin são os primeiros humanos a caminhar na superfície do satélite. 

1973 - Morre Bruce Lee, mestre de kung fu, introdutor das artes marciais no cinema.

FOTO DO DIA

Desde 2010 uma área toda de Rondônia compõe, por lei estadual, o município de Extrema, cujas terras, retiradas de Porto Velho, vão desde a ponte sobre o Abunã até a divisa com o Estado do Acre. 

Compõem, conforme a lei estadual, além da sede em Extrema (sede), Nova Califórnia, Vista Alegre do Abunã e Fortaleza do Abunã, que, somada toda a população dessas localidades, chegariam, dados de 2021, a mais de 18 mil habitantes, quantidade maior que 29 municípios já implantados no Estado desde a década de 1990. Extrema no 2º ciclo da borracha era uma espécie de armazém do seringal pertencente ao seringalista Otávio Reis, cuja sede ficava em Fortaleza do Abunã, e  já foi causa de uma disputa que acabou no STF, definindo que a região, apesar de mais próxima de Rio Branco (AC), 162 KMs do que de Porto Velho,  distante quase 350 KMs da sede, em Porto Velho,  seria mantida como parte do Estado de Rondônia.