O DIA NA HISTÓRIA

Lucio Albuquerque

Jlucioac@gmail.com

BOM DIA 9 DE JULHO!

HOJE É

Dia do Sonhador, Dia Internacional Pelo Desarmamento (ONU)

Católicos lembram Santa Paulina, Italiana Naturalizada Brasileira Santa Verônica Giuliani, Santo Agostinho Zhao Rong, Santo Adriano III, Santos Mártires de Gorcum  

RONDÔNIA

1910 – Os sanitaristas Osvaldo Cruz e Belizário Pena chegam a Porto Velho, para fazer o levantamento sanitário da construção da EFMM, especialmente no tocante a medidas ao combate à malária e à febre amarela

BRASIL

1879 – Nasce o médico Carlos Chagas, descobridor do protozoário causador da doença de Chagas, o “Trypanosoma Cruzi” (m. 1934). 

1890 – A vila de Boa Vista passa à condição de município do Amazonas. 

1917 – Acontece a primeira Greve Geral no Brasil. 

1932 – Começa a Revolução Constitucionalista contra o governo Vargas. 

1956 – Nasce Ana Botafogo, bailarina, grande nome do balé clássico brasileiro. 

1980 – Morre o “pai” da bossa nova, o poeta Vinícius de Moraes (n.1913)

MUNDO

1572 — Calvinistas holandeses martirizam 19 católicos em Gorcum (Holanda). 

1850 — Siyyid Ali Muhammad (Báb), profeta Bahá, é executado por muçulmanos em Tabriz (Pérsia).

FOTO DO DIA

A cena é de 1979, mas comum em todo período de chegada de migrantes a Rondônia em busca de terra. Um ou alguns dias após desembarcarem na localidade, eles eram reunidos por técnicos do Incra para receberem orientações e, a seguir, seguirem por uma trilha para receber o lote de cada um, muitas vezes numa caminhada de vários quilômetros pela picada. 

A maioria se fixando e contribuindo para o surgimento de comunidades que mais tarde seriam municípios. Observe que na foto aparecem apenas homens. Segundo Assis Canuto, na época dirigente do Incra em Rondônia, o Estatuto da Terra limitava a concessão do lote aos homens – mulheres só às viúvas, com pelo menos um filho homem em condição de ajudar. 

Como deputado federal Canuto defendeu a titulação também às mulheres, lembrando que era mais comum homens aceitarem vender o lote do que elas. (F. colorizada por Luís Claro)