Vacinas continuam disponíveis nas unidades de saúde do município

Porto Velho, RO - Mais de 190 mil pessoas em Porto Velho já receberam as doses de reforço da vacina contra covid-19, segundo a gerência de Imunização, da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa). Desse total, cerca de 157 mil pessoas tomaram a 3ª dose e outras 35 mil, a 4ª dose, totalizando 192 mil imunizados.

Cerca de 330 mil doses (1ª e 2ª) foram aplicadas em pessoas com 12 anos ou mais. Já em relação ao público com idade entre 5 e 11 anos, o total de doses aplicadas (1ª e 2ª) foi de 9 mil.

A Prefeitura informa que a vacinação contra a covid-19 continua disponível nas unidades básicas de saúde do município, de segunda a sexta-feira. No cronograma é possível conferir as unidades e horários de atendimento específicos.

De acordo com a Semusa, a imunização é importante por reduzir a quantidade de internações, principalmente de pessoas com sintomas graves da doença. Consequentemente, também diminuiu o número de óbitos em decorrência da pandemia.

Esse fenômeno tem sido constatado desde o dia 19 de janeiro de 2021, quando as vacinas começaram a ser aplicadas em Porto Velho, fato também comprovado pelas autoridades sanitárias do mundo inteiro.


Cobertura da vacinação no público infantil ainda é baixa

CRIANÇAS

Na segunda-feira (25), teve início a vacinação contra a covid-19 para crianças de 3 e 4 anos de idade em todas as unidades de saúde da região urbana de Porto Velho. A campanha para atender esse público começou no sábado (23) nos distritos de Abunã, Extrema e Nova Mutum.

A Semusa garante que a imunização para crianças de 3 e 4 anos segue todas as recomendações técnicas do Ministério da Saúde (MS) e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

ESTRATÉGIAS

Desde o início do processo de imunização, a Prefeitura de Porto Velho vem trabalhando diversas estratégias com objetivo de atender todos os públicos. Profissionais da Saúde também estão sendo capacitados para que o trabalho se torne cada vez mais eficiente e ágil. Um manual de vacinação foi preparado e disponibilizado às equipes que trabalham diretamente na imunização das pessoas contra a covid-19.


Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)